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PROTOCOLO DE BIOSSEGURANCA
ESCOLA ESTÂNCIA BETÂNIA
ANO LETIVO 2022
 

 

PROTOCOLO DE BIOSSEGURANÇA

Este protocolo, elaborado em conformidade com as diretrizes previstas no Decreto Estadual N° 6637 de 20/01/2021, Resolução SESA N° 977/2021 e 5226/2021 Seed PR, Resolução SESA Nº 860/2021 e NOTA ORIENTATIVA 03/2021(versão atualizada em 09/02/2022), Resolução SESA Nº 36/2022 e ORIENTAÇÃO NORMATIVA CONJUNTA Nº 04/2022 (DG/DEDUC/DPGE/SEED) apresenta os procedimentos a serem realizados pelo Centro de Educação Infantil Estância Betânia para o atendimento das atividades escolares referentes ao ano letivo de 2022, a fim de manter as medidas de prevenção e controle da COVID-19.

 

 

CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL ESTÂNCIA BETÂNIA - ANO LETIVO 2022

 

CONTEÚDO

 

  1. O QUE É COVID-19?

  2. QUAIS SÃO OS SINTOMAS DA COVID – 19?

  3. COMO O NOVO CORONAVÍRUS SE PROPAGA?

  4. QUAL é O TRATAMENTO PARA A COVID – 19?

  5. COMO É POSSÍVEL REDUZIR OU PREVENIR A PROPAGAÇÃO DA COVID – 19?

 

2.  INTRODUÇÃO

 

3. PRINCIPAIS AÇÕES

  1. ESCOLA

  2. FAMÍLIA

  3. ALUNOS

 

4. ROTINA ESCOLAR

  1. CHEGADA NA ESCOLA

  2. ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO ESCOLAR

    1. INFORMATIVOS SOBRE AS REGRAS

    2. SALA DE AULA

    3. PARQUE

  3. REFEIÇÕES

  4. USO DO BANHEIRO

  5. SONINHO

 

5. OBSERVAÇÕES IMPORTANTES

 

1. INFORMAÇÕES SOBRE O CORONAVÍRUS (COVID-19)

 

  1. 1- O que é COVID-19?


COVID-19 é a doença causada por um novo tipo de Coronavírus. ‘C’ de corona, ‘VI’ de vírus e ‘D’ para doença.

  1. 2- Quais são os sintomas da COVID -19?


Os sintomas podem incluir febre, tosse e falta de ar. Em casos mais graves, a infecção pode causar pneumonia ou dificuldades respiratórias. Mais raramente, a doença pode ser fatal. Esses sintomas são semelhantes aos da gripe (influenza) ou do resfriado comum, que são muito mais frequentes do que COVID-19. É por isso que os testes são necessários para confirmar se alguém tem COVID-19.

  1. 3-Como o NOVO CORONAVÍRUS se propaga?

 

O vírus é transmitido pelo contato direto com gotículas respiratórias de uma pessoa infectada (geradas por tosse e espirros). Indivíduos também podem ser infectados por superfícies contaminadas pelo vírus e pelo toque no rosto (por exemplo: olhos, nariz e boca). O vírus pode sobreviver em superfícies por várias horas, mas desinfetantes simples podem matá-lo.

  1. 4- Qual é o tratamento para a COVID-19?


Muitos dos sintomas podem ser tratados logo que a doença for confirmada. Por isso deve-se procurar logo o atendimento médico. Isso pode tornar a doença menos perigosa.

 

  1. 5- Como é possível reduzir ou prevenir a propagação da COVID-19?

  • permanecer em casa quando estiver doente;

  • cobrir a boca e o nariz com o cotovelo flexionado ou um lenço de papel quando espirrar ou tossir, e jogar o lenço usado fora imediatamente;

  • lavar as mãos frequentemente com água e sabão;

  • limpar objetos de contato frequente.

 

2. INTRODUÇÃO

 

A rotina de todos, no mundo inteiro, foi bruscamente modificada com a chegada do NOVO CORONAVÍRUS. A pandemia trouxe insegurança, medos, ansiedades e rotinas mais enfáticas quanto aos hábitos de higiene. Mas também criou a oportunidade de momentos de reflexão sobre o que realmente importa, a VIDA!

Nesse protocolo de biossegurança serão fornecidas informações sobre como será o atendimento das crianças para a Escola e orientações a serem seguidas pelos agentes escolares, famílias e alunos.

3.PRINCIPAIS AÇÕES

 

3.1-ESCOLA

 

A Comissão de prevenção, monitoramento e controle da COVID-19 do Centro de Educação Infantil Estância Betânia realizou reuniões frequentes para traçar estratégias para o retorno das aulas presenciais.

Ações para o bem-estar de todos: alunos, familiares e colaboradores, foram pensadas com muita responsabilidade.

São elas:

  • Alunos, professores e colaboradores doentes ou com sintomas não deverão frequentar a Escola;

  • A equipe escolar e alunos regularmente farão a lavagem das mãos com água limpa e sabão, e o uso de álcool em gel;

  • A limpeza e a desinfecção de ambientes e de superfícies da Escola serão realizadas diariamente, e sempre que necessário;

  • As cobertas e ursos de pelúcia utilizados serão de uso individual e lavados com frequência;

  • Locais com possibilidade de concentração e aglomeração de pessoas, devem manter cartazes informativos com alerta de capacidade máxima de lotação permitida.

  • As informações serão atualizadas de acordo com as divulgações realizadas por órgãos competentes, e socializadas pelos canais de comunicação utilizados pela Escola;

  • A Escola promoverá o acolhimento dos alunos para que se sintam seguros

  • dentro do ambiente escolar;

  • Os alunos que necessitam de atendimento especializado serão assistidos normalmente, a critério das famílias, sem prejuízos da qualidade em seu desenvolvimento.

  • O atendimento ao público será feito virtualmente ou via telefone. Havendo a

  • necessidade de atendimento presencial serão realizados agendamentos;

  • A Escola manterá as empresas de transporte escolar que prestam serviços

  • aos seus alunos, informadas acerca dos protocolos necessários para o atendimento adequado nesta modalidade.

 

Essas ações visam manter o principal objetivo, uma educação de qualidade, priorizando o desenvolvimento integral dos alunos, cognitiva, emocional e espiritualmente.

3.2-FAMÍLIA

 

A atuação da família e a parceria com a Escola têm papel fundamental no desenvolvimento da criança. O estado emocional da criança é essencial para o seu desenvolvimento integral e para o seu relacionamento interpessoal.

Orientamos as famílias que:

  • Monitorem a saúde da sua criança; caso esteja doente ou apresente algum sintoma como febre e mal-estar, não a leve para a Escola;

  • Criem e ensinem boas práticas de higiene;

  • Orientem sua criança na utilização correta da máscara;

  • Dialoguem sobre o distanciamento entre ela, colegas e professores;

  • No momento do contato com a Escola também respeitem o distanciamento,

  • priorizando contatos feitos por telefone e WhatsApp;

  • Busquem orientação médica caso a sua criança se enquadre em algum grupo de risco (diabetes, hipertensão, problemas respiratórios crônicos, ...); o pediatra  orientará se a criança poderá ou não ir para a Escola, bem como lhe concederá atestados se necessário;

  • Diariamente, envie junto aos materiais pessoais de sua criança estojo ou

  • sacola plástica para armazenamento das máscaras sujas.

3.3-ALUNOS

  

Os alunos serão orientados à:

  • Lavar sempre as mãos com água e sabão;

  • Utilizar álcool em gel;

  • Não tocar o rosto;

  • Usar máscara;

    • Será necessário mais de uma máscara por dia; indicamos um kit com três máscaras;

    • As máscaras utilizadas serão esterilizadas em casa pelo responsável;

  • Limpar os calçados nos tapetes esterilizantes (sanitizantes) que estão nas portas de acesso às salas;

  • Usar o kit de materiais escolares e de brinquedos, individuais, para a realização das atividades e tempo de brincadeira. Não serão utilizados materiais coletivos;

  • Nenhum material individual (copos, garrafas, brinquedos, lápis, borracha,

  • lanches, entre outros) deve ser compartilhado;

  • O distanciamento entre colegas e professores é necessário;

 

4. ROTINA ESCOLAR

 

O atendimento presencial se dará da seguinte forma:

4.1- CHEGADA NA ESCOLA.

 

Os horários de entrada e saída dos alunos serão reduzidos devido à necessidade do cumprimento dos protocolos de prevenção à COVID-19.

Entrada: 7h10’ até 8h

Saída: 16h até 17h45’

 

ATENÇÃO!

 

Para entrada e permanência na Escola:

  • Obrigatório o uso de máscara;

  • Obrigatório uso de álcool gel 70% nas mãos;

  • Contato físico deve ser evitado (abraços, aperto de mão, colo, beijos);

  • Proibida a aglomeração e permanência de responsáveis

  • Obrigatório manter o distanciamento.

 

4.2-ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO ESCOLAR.


A Escola organizará o espaço de maneira a receber os alunos seguindo as orientações em relação à higiene e cuidados com o distanciamento.

4.2-1Informativos sobre as regras:

  • Cartazes com orientações e informações sobre a prevenção e cuidados, contra o COVID-19, estarão expostos pela Escola;

  • A linguagem será simples para facilitar a visualização e a compreensão dos alunos;

  • Cartazes com novas regras e combinados farão parte dos informativos dentro e fora de sala de aula.

 

4.2-2-Salas de aula:

  • Álcool gel 70% estará disponível em todas as salas;

  • Tapetes esterilizantes (sanitizante) estarão nas portas de acesso às salas;

  • As salas serão higienizadas frequentemente (mesas, chão, tapete  de E.V.A.…);

  • A ventilação natural no ambiente será mantida (janelas e portas abertas);

  • Os brinquedos são de uso individual, sendo sanitizados ou postos em quarentena após o uso;

  • Cada aluno terá seu kit de materiais escolares, ou seja, não serão utilizados materiais coletivos;

  • As atividades serão realizadas seguindo as normas de segurança e distanciamento;

  • Para tomar água as crianças utilizarão garrafas individuais enviadas pela família diariamente.

  • Serão realizadas duas trocas de máscara durante o dia; Portanto, além da

  • máscara que já estiver vestida na criança no momento de entrada, as famílias devem enviar três máscaras limpas diariamente (duas para troca e uma reserva).

A escovação dental ocorre após o almoço. As escovas serão mantidas na escola em recipientes individuais e sanitizadas regularmente.

 

4.3-3 Parque

  • Os espaços externos serão usados com escalas de grupos; as mãos dos alunos deverão ser higienizadas constantemente com álcool gel 70%.

 

4.3- REFEIÇÕES

  • As refeições serão realizadas no refeitório observando os protocolos de higiene: os alunos estarão assentados com distanciamento; os adultos que manipulam os alimentos farão uso de toucas, luvas e máscaras; pratos e talheres serão esterilizados com álcool 70%, após lavagem;

 

4.4 -USO DO BANHEIRO

  • A professora utilizará luva e máscara (específicos para o momento) para auxiliar os alunos na utilização do banheiro e troca de fraldas.

  • Após uso do banheiro o ambiente será esterilizado com álcool 70%;

 

4.5 -SONINHO

  • O momento do soninho será organizado seguindo as recomendações da vigilância sanitária com distanciamento entre as camas.

5- OBSERVAÇÕES IMPORTANTES

 

  • Todos os pertences da criança devem ter identificação, inclusive as máscaras.

  • Nenhuma criança ou adulto poderá permanecer no ambiente escolar se estiver manifestando sintomas relacionados à COVID-19. Se os sintomas aparecerem durante o período de aulas presenciais a pessoa será isolada até que possa ser levada por um responsável. Deve ser escolhido um local com baixa circulação de pessoas, próximo a sanitários e com possibilidade de assegurar o distanciamento físico necessário. Também deve haver janelas para a ventilação e troca de ar. A Escola recomendará encaminhamento médico. O retorno à instituição dependerá de atestado autorizando o mesmo.

  • Crianças acometidas de outras doenças como viroses e infecções

  • bacterianas não devem frequentar o ambiente escolar;

  • Conforme cenário epidemiológico local e, respeitando a decisão das Secretarias Estadual e Municipal da Saúde, a unidade escolar poderá vir a ser fechada;

  • Em caso de contaminação de COVID-19 nesta unidade de ensino as

  • autoridades competentes serão informadas para que indiquem ou não a necessidade de interdição de ambientes;

  • Nos banheiros e junto às pias serão utilizadas lixeiras com pedal;

  • Professores e demais funcionários utilizarão luvas e face Shields sempre que necessário, além de jaleco e máscara (que serão utilizados permanentemente);

  • A entrada de fornecedores de insumos e prestadores de serviço

  • ocorrerá por acesso secundário. O uso de máscaras será obrigatório.

  • Qualquer intercorrência com o estudante no tempo de permanência na Instituição de Ensino deve ser registrada em caderno de ocorrências e repassada aos familiares.

  • O atendimento ao público ocorrerá mediante agendamento e

  • somente se não puder ser realizado remotamente.

 

Conforme Resolução SESA n°860/2021, (NOTA ORIENTATIVA 03/2021 atualizada 09/02/2022):

•. Recomenda-se que todos os professores e funcionários das escolas estejam completamente vacinados, assim como os alunos e suas famílias. As crianças de 5 a 11 anos já podem ser vacinadas. E uma vez elegíveis, todos os adultos são incentivados a receber doses de reforço.

•. As vacinas da COVID-19 reduzem o risco da pessoa ficar gravemente doente se pegar COVID-19. Mas se a pessoa estiver vacinada contra a COVID-19, ainda poderá pegá-la e transmiti-la a outras pessoas, mesmo que não tenha nenhum sintoma. Por isso, as medidas de prevenção contra a doença devem continuar a ser adotadas por todas as pessoas.

•. Se o aluno, professor, funcionário e/ou familiares apresentarem sinais e/ou sintomas de Síndrome Gripal (SG), estiver em quarentena por exposição ou aguardando os resultados do teste da COVID-19, não deve ir à escola ou participar de atividades extracurriculares e esportivas, sendo recomendada sua avaliação por um médico para diagnóstico e encaminhamentos.

• Alunos, professores e demais funcionários devem ser triados para sintomas compatíveis com quadros virais e na presença destes devem realizar RT-PCR ou Teste Rápido de Antígeno (com coleta nasal ou nasofaringe) para confirmar ou afastar a possibilidade de infecção pelo SARS-CoV-2 e retorno as atividades escolares.

ATENÇÃO:

 

Este protocolo foi elaborado, será implementado e acompanhado pela comissão designada conforme registro na ata n°13/2022.

 As informações contidas neste serão socializadas à comunidade escolar por meio de site e WhatsApp.


Colombo,03 de março de 2022.

Denise Lau Ballesteros

Diretora - Ato Nº 01/2019

RG: 6.220.918-6

TERMO DE COMPROMISSO DE CUMPRIMENTO DE DIRETRIZES ESTABELECIDAS NO PROTOCOLO DE SEGURANÇA | COVID-19