151-ATIVIDADES

Olá Família !


Você já viu algum herói no hospital? E Coletando lixo da sua rua? Já viu algum herói ensinando crianças? Não??? Repare bem e você perceberá que os heróis da vida real existem em todos os lugares...



Oficina Pedagógica (2,3 e 4 anos – Turma Ipê)


O que desenvolve:

· Brincadeiras que precisam contar;

· Contar oralmente com a família, durante brincadeiras, estabelecendo noções de quantidades.



ATIVIDADE: Brincadeira e registro de numerais

Brincadeira: “A chegada ao sr. Doutor”



DESENVOLVIMENTO:

· Nessa brincadeira precisaremos de no mínimo três pessoas (poderão participar mais pessoas caso seja possível);

· Uma criança ou adulto é escolhido para ser o doutor/médico e os outros serão pacientes;

· De certa distância do doutor para os pacientes, começa o seguinte diálogo:

- Senhor doutor, pode me salvar?

-Posso sim!

-Quantos passos?

-Três passos de elefantes.

Então, dão-se três passos grandes em direção ao doutor.

Outro paciente repete:

- Senhor doutor, pode me salvar?

“-Posso sim!”

“-Quantos passos?”

“-Dois passos de cabritos.”

Então, dão-se dois passos médios em direção ao doutor.

Outro paciente repete:

- Senhor doutor, pode me salvar?

-Posso sim!

-Quantos passos?

-Quatro passos de formiga.

Então, dá-se quatro passos bem pequenos em direção ao doutor.

O primeiro paciente que chegar até o doutor, assume seu posto.

Para registro:

Depois de brincar, faça a seguinte atividade de registo para entregar na escola:

· Em uma folha de papel sulfite faça uma margem e escreva seu nome;

· Peça para um adulto desenhar ou imprimir pezinhos iguais ao da imagem abaixo;

· Conte os pés e escreva os números de 1 ao 5( para crianças de 4 anos) e de 1 ao 3 ( para crianças de 2 e 3 anos). Se tiver dúvida peça ajuda para um adulto.

Segue exemplos abaixo de acordo com a idade:


Para crianças de 4 anos:



Oficina Pedagógica ( 4, 5 e 6 anos – Turma Araucária)

O que desenvolve:

· Contar até 10, estabelecendo relação número e quantidade e ampliando essa possibilidade;

· Relembrar e praticar os traçados dos numerais de 1 ao 10( tentativa de escrita).

O que as imagens abaixo querem representar?


ATIVIDADE: Acabando com o Coronavírus.

MATERIAS:

· Folha sulfite;

· Lápis de cor e lápis de escrever;

· Cola e tesoura sem ponta;

· Dado que foi no kit para montar no dia 26/10.


MODO DE FAZER:

· Dobre a tira de papel na horizontal e corte. Depois dobre novamente e recorte;

· Cole as duas tiras de papel uma na outra;



· Desenhe 10 círculos verdes em sequência um do lado do outro, eles representarão o Coronavírus;

· Desenhe a figura de duas bacias com água (dobre a folha ao meio onde está desenhada a bacia com água, para ficar mais fácil de movimentar a tira de papel);


· Na tira de papel onde estão desenhados os círculos, coloque em cada ponta da tira as bacias de água desenhadas;


· Recorte e monte o dado impresso que foi no kit no dia 26/10. Quem não foi buscar pode tentar usar outro dado que tenham em casa ou produzir um dado conforme molde abaixo.


COMO BRINCAR:

· O primeiro jogador vai jogar o dado e o número que sair vai ser a quantidade de ‘’vírus’’ que vão ser eliminados, lembrando que um jogador vai ficar do lado esquerdo e o outro do lado direito;

· Para isso puxe a ponta da folha que você escolheu para ficar e vá contando a quantidade de bolinhas que saiu no dado;

· O próximo jogador vai fazer a mesma coisa até um dos jogadores eliminar todos os “Coronavírus”.

Para registro: Vamos escrever os números de 1 ao 10.

· Depois de brincar com sua família, pegue uma folha de papel sulfite e faça uma margem bem bonita, coloque seu nome e data;

· Peça para algum adulto fazer uma linha na folha para que você registre os números de 1 ao 10. Se esquecer de como é que se faz algum número peça ajuda para sua família;

Informações para o adulto:

Faça linhas na folha de sulfite para que a criança escreva os numerais entre as linhas. Explique para ela onde começa a linha e onde termina;

Deixe a criança escrever os números e se ela esquecer algum número faça um modelo em outro papel e mostre para ela;

Se a criança errar a cópia do traçado do número, mostre o modelo e pergunte a ela se está igual. Se a criança perceber a diferença ela pode arrumar, mas se não perceber deixe do jeito que a criança fez;



Que bom saber que existem heróis em todos os lugares. Todos nós podemos ser heróis ajudando uns aos outros. Até amanhã pessoal!


Sejam bons administradores dos diferentes dons que receberam de Deus. Que cada um use o seu próprio dom para o bem dos outros!

1 Pedro 4:10

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon
  • Grey YouTube Icon

41 3562-1614

41 98786-3707

R. Francisco Caetano Coradin, 42 | São Dimas | Colombo - PR