181-ATIVIDADES

Olá família!

E hoje tem uma história incrível em que o pouco virou muito nas mãos de Jesus!



Oficina Pedagógica (2,3 e 4 anos – Turma IPÊ)


O que desenvolve:

· Comparar quantidades identificando se há pouco ou muito; Comparar objetos em maior ou menor;

· Organizar brinquedos e outros materiais em agrupamentos de até 5 elementos e ir aumentando gradativamente;

· Realizar contagem oral em brincadeiras.




ATIVIDADE: Vamos brincar?



PARA CRIANÇAS DE 2 ANOS:


ACHE OS OBJETOS

· Para essa brincadeira precisaremos da ajuda de um adulto/irmão/primo ou colega disponível em casa;

· Com a ajuda de um adulto, procure 5 objetos/brinquedos pela casa. Sendo 3 de cor amarela e 2 de cor vermelha;


CONTE OS OBJETOS

· Agora, com a ajuda de um adulto conte oralmente quantos objetos têm ao todo, os vermelhos e os amarelos;


SEPARE OS OBJETOS EM: 3 GRANDES E 2 PEQUENOS

· Com a ajuda de um adulto, separe em um cesto/pote/balde/bacia, 3 objetos maiores/grandes entre todos;

· Em seguida, separe em outro cesto/pote/balde/bacia 2 dos objetos que são menores/pequenos (comparados com os demais);

· Tire uma foto dos “cestos” e mande para as professoras no WhatsApp da Escola.


Orientações para o adulto:

Quando estiverem buscando os objetos pela casa, cuide para que haja diversidades de objetos grandes e pequenos;

Na hora de contar, você pode ajudar a criança, mas permita que ela pense e tente falar o número;

Crianças de 2 ainda estão desenvolvendo a oralidade, por isso você terá que falar/fazer junto com ela;

Nunca reprima a criança por não saber a resposta certa. Lembre-se, ela está no processo de aprendizado e ainda não sabe muitos conceitos. O importante é que você propicie um momento divertido em que ela tenha os primeiros contatos com noções matemáticas que serão amadurecidos no decorrer do crescimento da criança.



PARA CRIANÇAS DE 3 e 4 ANOS


ACHE OS OBJETOS

· Para essa brincadeira precisaremos da ajuda de um adulto/irmão/primo ou colega disponível em casa;

· Cada jogador irá pegar cinco objetos/brinquem dos pela casa. Um ficará responsável de pegar objetos da cor vermelha e o outro da cor amarela;

· Ao sinal, os dois deverão sair ao mesmo tempo para procurar os itens. Ganha quem chegar primeiro com os cinco objetos.

· Quem perder deverá pagar uma “prenda” ao ganhador, um desafio, exemplo: imitar um cantor preferido, um animal etc.

CONTE OS OBJETOS

· Agora, conte oralmente quantos objetos têm ao todo juntos, os vermelhos e os amarelos;

SEPARE OS OBJETOS EM: 2 GRANDES E 5 PEQUENOS

· Separe em um cesto/pote/balde/bacia, 2 objetos maiores/grandes entre todos;

· Em seguida, separe em outro cesto/pote/balde/bacia 5 dos objetos que são menores/pequenos (comparados com os demais);


RESPONDA: QUAL DOS CESTOS TEM MUITO E QUAL TEM POUCO OBEJTOS?

· Responda oralmente ao adulto, qual dos dois “cestos” MUITOS objetos.

· Qual dos “cestos” tem POUCOS objetos;

· Tire uma foto dos “cestos” e mande para as professoras no WhatsApp da Escola.



Oficina Pedagógica (4, 5 e 6 anos – Turma Araucária)

O que desenvolve:

· Agrupar objetos por cor, tamanho, forma, peso. Classificar objetos de acordo com semelhanças e diferenças




Que legal a atitude do menino em compartilhar seu alimento, Jesus se alegra muito quando fazemos algo bom.



ATIVIDADE: Vamos agrupar objetos?

Veja! No prato do menino havia 5 elementos. Isso mesmo 5 pães e 2 peixinhos. Agora quero ver se você também consegue montar alguns grupos de elementos que você tem aí na sua casa.



MATERIAIS:

Qualquer objeto que seja seguro para a criança manusear como, por exemplo: brinquedos, elementos da natureza, folhas de árvores, utensílios de cozinha, roupas, entre outros;


COMO BRINCAR?

Um adulto irá desafiá-lo a criar alguns grupinhos de 5 e 2 objetos;

O adulto irá dar alguns comandos para você ir à procura dos objetos pedidos e formar os grupos;

É bom que vocês combinem e demarquem o lugar da sua casa em que você formará os grupos;

Segue abaixo algumas sugestões de grupos a ser formado pela criança:


1- Procure 5 objetos de cor amarela e 2 objetos de cor vermelha;

2- Procure 5 objetos macios e 2 objetos duros;

3- Procure 5 objetos lisos e 2 ásperos;

4- Procure 5 objetos grandes e 2 pequenos;

5- Procure 5 objetos pesados e 2 leves;

6- Procure 5 objetos finos e 2 grossos;


Obs: Não é necessário fazer muito grupos. Pode escolher 2 grupos para realizar.

Exemplo:




Não se esqueçam de tirar uma foto da brincadeira e enviar no WhatsApp da escola. Estamos curiosas para ver como ficaram seus grupinhos. Tchau, até amanhã!


...quem tiver duas túnicas dê uma a quem não tem nenhuma, e quem tiver comida reparta com quem não tem. Lucas 3:11


  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon
  • Grey YouTube Icon

41 3562-1614

41 98786-3707

R. Francisco Caetano Coradin, 42 | São Dimas | Colombo - PR