Olá Família!
Hoje é sexta-feira, e vamos encerrar a semana com oficinas pedagógicas. O que será que as Professoras Gislaine e Jocastha preparam para hoje? Vamos conferir!
Oficina Pedagógica (2 e 3 anos)
O QUE DESENVOLVE:
Realizar contagem oral em brincadeiras.
Ler o traçado dos números escritos.
Manipular, explorar, organizar brinquedos e outros materiais em agrupamentos de até cinco elementos e ir aumentando gradativamente.
Leiam essa poesia!
Nasci grilo e grilo sou.
Não sei cantar, mas sei falar de amor.

Sei que meu canto é um grunhido.
E que não sei cantar bonito.
Mas isso não tem problema algum
A felicidade é de um jeito pra cada um.
Felicidade tem a ver com harmonia
Não sei harmonizar no canto.
Mas sei na poesia.

Você sabia?
Os grilos são pequenos, medindo entre 3 e 50 milímetros de comprimento. Em geral, são marrons, pretos ou verdes, com pernas traseiras longas e fortes que os impulsionam. Suas antenas longas e finas servem aos sentidos do olfato e do tato. A maioria dos grilos tem dois pares de asas. As de trás são longas e finas. As da frente são flexíveis e espessas, e é esfregando-as uma na outra que eles produzem o som que usam para se comunicar. Vamos vê-los de pertinho?
O que vocês acham de exercitarmos nossos conhecimentos agora? E nada melhor do que aprender jogando. Vamos lá!
Materiais:
Papel cartão ou papelão, caixa de sapato, etc.
Canetinha ou caneta
Folha sulfite
Lápis de cor
Tesoura
Bom, como vocês já viram o grilo contém seis pernas. Sendo assim..
Peça ajuda do papai e da mamãe para confeccionar 6 “fichas”, ou seja, seis quadrados. E enumerá-los do um a seis, conforme a imagem abaixo:

Em seguida, você irá desenhar o grilo Guido em outra parte qualquer de uma folha e recortar menor do que o tamanho de uma das fichas. Está pronto, agora é só brincar!

O papai ou a mamãe irá colocar o seu grilo atrás de uma das fichas, sem que você veja. Em seguida, você deverá adivinhar onde o grilo Guido está, lembrando que você deverá falar em voz alta o número escolhido e não apenas apontar para a carta. (O objetivo é que a criança reconheça o traçado do número escrito na ficha).
Gostou? Não esqueça de tirar várias fotos desse momento e nos enviar via WhatsApp.
Oficina Pedagógica (4, 5 e 6 anos)
O QUE DESENVOLVE:
Produzir sons;
Participar de brincadeiras envolvendo situações que se utilizam a sequência;
Seguem abaixo alguns exemplos de sons que você pode fazer na brincadeira.
SONS COM AS MÃOS:
Golpear uma mão com a outra em forma de concha, que produzirá um som mais grave;

Outros: mãos na barriga, mãos no peito, mãos nas coxas, mãos no rosto, mãos na boca.

b)SONS DA BOCA:

Estalar a língua;
Barulho do beijo;
Imitar o som do vento;
Imitar o som da chuva;
c) SONS COM OS PÉS

Pé com pé;
Pés no chão;
Que Deus abençoe o fim de semana de cada um de vocês!
Bendito seja o Senhor, Deus, nosso Salvador,
que cada dia suporta as nossas cargas Salmos 68:19