36-ATIVIDADES

Olá Família

Vamos continuar navegando nos QUADRINHOS?

Hoje é dia de oficinas pedagógicas! Vamos aprender um pouco mais?

Oficina pedagógica (2 e 3 anos)

O que desenvolve:

  • Ampliar o contato com diferentes tipos de gêneros textuais;

  • Estabelecer noções de sequência;

  • Introdução de formas geométricas: quadrado e retângulo.

As histórias em quadrinhos estão sempre em alta, esse tipo de leitura está direcionado tanto ao público infantil quanto adulto. Mas sabe o que é mais legal do que simplesmente ler as histórias em quadrinhos? Construir novos conhecimentos através delas. Que tal nos aventurarmos navegando nesse vasto e curioso mundo das histórias em quadrinhos.

Atividades:

Organizando a História

Agora observe os quadrinhos abaixo:

Estão fora da sequência numérica. Com a ajuda do papai e da mamãe, observe o número que estão nos quadrinhos, e coloque-os na sequência. Assim, você irá descobrir o que aconteceu com a Magali.

Observe:

Coloque os quadrinhos em sequência de acordo com os números que estão neles e em seguida peça para o papai ou a mamãe lerem a história. Você pode imprimir ou apontar com o dedo.

Brincando com as formas: quadrado e retângulo

Material:

  • Papel;

  • Lápis de cor;

  • Tesoura sem ponta;

Desenhe um quadrado e um retângulo numa folha, pinte os dois da mesma cor. Em seguida, recorte os desenhos em várias tiras retas. Assim, será um pequeno quebra-cabeças, agora é só montar. Não esqueça de identificar qual é o quadrado e qual é o retângulo ao terminar a montagem.

Oficina pedagógica (4, 5 e 6 anos)

O que desenvolve:

  • Registrar números e quantidades;

  • Reconhecimento das formas geométricas quadrado e retângulo;

  • Ordenar ilustração e corresponder à história;

  • Acompanhar a leitura do texto apontada pela professora.;

Observem a imagem. Alguém já viu este tipo de texto? Vamos pensar um pouco? Vou dar algumas sugestões: receita, bilhete, propaganda ou capa de um gibi?

Deixei algumas tirinhas para sua família narrar para você a história. Enquanto isso descubra a sequência, indicando qual imagem vem em primeiro, segundo, terceiro... Poderá imprimir e colar em uma folha os quadrinhos ou indicar com o dedo. Segue uma sugestão de leitura.

1° TIRINHA

  1. Cascão está brincando de skate, ele está se divertindo;

  2. Quando de repente esbarrou na calçada e TOC, caiu;

  3. Machucou-se e teve que ser atendido pela ambulância médica;

Agora coloque os quadrinhos na sequência correta.

2° TIRINHA

  1. Magali começa a correr bem rápido;

  2. Pega impulso, salta e colhe uma maçã;

  3. GRUNCH! GRUNCH!

  4. Depois de comer a saborosa maçã, Magali joga o miolo no lixo.

Desafio das formas:

Conte os quadrados que há na folha e coloque o numeral ao lado (como no exemplo):

Agora, conte os retângulos e coloque o numeral ao lado:

Estamos felizes porque você está se esforçando para fazer as atividades!

Não vos preocupeis com o dia de amanhã: o dia de amanhã terá as suas preocupações próprias. A cada dia, basta o seu cuidado.

Mateus 6.34

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon
  • Grey YouTube Icon

41 3562-1614

41 98786-3707

R. Francisco Caetano Coradin, 42 | São Dimas | Colombo - PR