Olá Família
Como vocês estão? O friozinho já chegou, e agora ficar em casa é até um convite. Desejamos que estejam animados e com saúde!

Hoje temos oficinas pedagógicas. Boas atividades a todos!
Oficina Pedagógica (2 e 3 anos)
O que desenvolve:
Explorar formas de deslocamento no espaço pulando, saltando;
Desenvolver progressiva habilidade motoras;
Brincadeiras com a família que envolva/explore números.
Brincando de amarelinha
Para jogar precisa apenas de uma pedrinha, que também pode ser um saquinho ou mesmo uma casca de banana ou de mexerica, que não pulam muito quando lançadas.
A brincadeira começa riscando o chão com um pedaço de giz, ou um pedaço de tijolo ou até mesmo com um graveto sobre a terra, desenhando quadrados no chão conforme a imagem abaixo:

Não se esqueça de enumerar os quadrados de um a dez;
Desenhe final da amarelinha uma área de descanso, normalmente conhecida como “Céu”;
Coloque o seu brinquedo preferido neste local, no caso da Mônica seria o Sansão;
Em seguida, se posicione no início do jogo, lance a pedrinha na casa 1 e pule direto para a casa 2 (não pode pisar na casa em que está a pedrinha), continuando a pular até o final, alternando duas pernas ou uma só quando houver um só número dentro de um quadrado;
Na volta, pulando da mesma maneira, apanha a pedrinha da casa 1 e segue pulando para a frente sem pisar na casa 1 (em que estava a pedrinha);
Se acerta todo o percurso sem pisar nas linhas, joga novamente, lançando a pedrinha na casa 2, e assim por diante;
Quem erra durante a jogada, ou não acerta o lançamento da pedrinha na próxima casa, passa a vez para o próximo jogador e vai para o final da fila. Quando chegar sua vez novamente, lança a pedrinha na casa em que tinha errado. Ganha quem chegar ao brinquedo preferido primeiro.
Esse é um momento muito divertido, onde todos os familiares poderão participar. É importante que durante o jogo os pais estimulem as crianças a falarem qual é o número correspondente a casa onde jogou a sua pedrinha. Para deixar esse momento ainda mais legal, grave um vídeo e mande no whats da Escola Estância Betânia :)

Oficina Pedagógica (4,5 e 6 anos)
O que desenvolve:
Participar de situações em que seja estimulada a realizar o cálculo mental através de situações simples de soma.
Já conhecem o brinquedo da Mônica? Vejam no vídeo como ela ganhou sua pelúcia favorita.
Cadê você Sansão?
Preparando o jogo:
Pegue 6 potinhos, algo que possa ser usado para esconder o ‘’Sansão’’ e colar em cima, com papel, números: 1, 2, 3, 4, 5 e 6. (pode ser de potinho de iogurte, caixa de fósforo vazia, caixa de ovo, entre outros)
Em uma folha, recortar quadrados com cálculos dentro;
Seguem algumas sugestões de cálculos: 0+1=1, 1+1= 2, 2+1= 3, 2+2= 4, 1+4= 5 e 3+3= 6. (Os cálculos devem ter o resultado dos números colados na “toca” - potes numerados);
Escolher um objeto pequeno, (pode ser uma pedra ou uma bolinha de papel) para representar o brinquedo da Mônica, o Sansão.
Separar pedrinhas, feijões ou usar os dedos mesmo para fazer a soma;
Como jogar?
2 jogadores;
As cartas dos cálculos devem ficar viradas para baixo;
Escolha quem vai começar, o jogador deve virar uma carta, fazer o cálculo e erguer o pote com o número conforme o resultado que saiu;
E assim por diante até que alguém ache o ‘’Sansão’’.

Com a turma da Mônica, matemática é moleza!
Sejam fortes e corajosos. Não tenham medo nem fiquem apavorados, pois o Senhor, o seu Deus, vai com vocês; nunca os deixará, nunca os abandonará”.
Deuteronômio 31:6