59-ATIVIDADES

Olá Família!

Continuamos Navegando nos quadrinhos!

E hoje é dia de oficinas pedagógicas com as professoras Gislaine e Jocastha!

Faça a atividade que condiz com sua idade!

Oficina Pedagógica (2 e 3 anos)

O que desenvolve:

  • Reconhecer as diferenças entre a vida no campo e na cidade;

  • Ouvir diálogo criativo com uso de fantoche;

  • Desenvolver consciência fonológica das vogais;

Aprenda mais sobre as diferenças do campo e da cidade ouvindo esta canção!

E aí já decidiram qual lugar vocês querem morar? No campo ou na cidade?

  • Imprima ou faça em uma folha sulfite a atividade abaixo. Use 1 folha de sulfite para desenhos do campo e outra folha de sulfite para desenhos da cidade;

  • Converse com a criança sobre o nome das figuras e em seguida ajude a identificar os sons das vogais que estão faltando em cada palavra;

  • Complete com as vogais. Você pode auxiliar a criança a grafar (escrever) a letra, mas o mais importante é que a criança consiga identificar os sons das vogais nas palavras.

NO CAMPO TEM...

Respostas: vaca, trator, horta.

NA CIDADE TEM...

Respostas: prédio, ruas, ônibus.

Oficina Pedagógica (4, 5 e 6 anos)

O que desenvolve:

  • Produzir escritas espontâneas, utilizando letras como marcas gráficas;

  • Perceber as características do ambiente rural e urbano;

  • Acompanhar a leitura apontada pela professora;

Assista ao vídeo abaixo e veja o que acontece quando o primo do Chico Bento vai para o meio rural.

Atividade: NO CAMPO E NA CIDADE

  • Desenhe ou faça colagem do que encontramos na zona rural e na zona urbana;

  • Em uma folha sulfite faça um risco no meio de um lado escreva CIDADE e do outro CAMPO; (deixem que as crianças façam a tentativa de escrita);

  • Desenhe ou cole o que encontramos nas cidades e do outro lado da folha o que encontramos no campo;

  • Depois de concluir os desenhos ou colagens, peça para a criança escolher 3 figuras que ela desenhou na atividade para tentar escrever o nome.

Observação: É importante que você deixe a criança realizar a tentativa de escrita espontaneamente, lembrando que a criança está construindo sua hipótese de escrita e em muitas vezes não escreverá da maneira convencional pelo fato de ainda não estar alfabetizada. Pedimos aos pais que não as corrijam, mas que permitam que elas escrevam da maneira que acham. O adulto poderá auxiliar a criança na identificação do som das letras.

E daí, já sabe o que você prefere? Campo ou cidade?

Se vocês ficarem unidos comigo, e as minhas palavras continuarem em vocês, vocês receberão tudo o que pedirem.

João 15:7

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon
  • Grey YouTube Icon

41 3562-1614

41 98786-3707

R. Francisco Caetano Coradin, 42 | São Dimas | Colombo - PR