71-ATIVIDADES

Olá Família

Preparados para mais um dia de atividades? Então, vamos lá!

Oficinas Pedagógicas (2 e 3 anos)

O que desenvolve:

  • Participar de brincadeiras com a família que envolva números;

  • Contar oralmente durante a brincadeira junto com a família, estabelecendo noções de quantidades;

Leia a história em quadrinho do vídeo abaixo para a criança:

Assista abaixo uma ideia bem divertida para brincar aí na sua casa. Chama-se “amarelinha africana”.

Atividade: Jogo dos feijões

  • Separe um saquinho ou caixinha;

  • Distribua três feijões para cada participante;

  • Cada um separa e coloca um pouco dos seus feijões no saco ou na caixinha, sem que os outros amigos vejam;

  • Um participante ficará como neutro, responsável por contar quantos feijões tem no saco (somente ele saberá);

  • Agora, todos deverão tentar acertar quantos feijões colocaram ao todo no saco. Quem acertar três vezes ganha!

Registro:

  • Em uma folha de sulfite, registre quem foi o vencedor, pintando o modelo do gráfico abaixo.

Obs.: o gráfico será feito de acordo com o número de jogadas que foram realizadas até que o vencedor ganhe três partidas.

Oficinas pedagógicas (4, 5 e 6)

O que desenvolve:

  • Elaborar hipóteses para resolução de problemas que envolvam as ideias de adição e subtração com base em materiais concretos, jogos e brincadeiras, reconhecendo essas situações em seu cotidiano;

Usar gráficos simples para comparar quantidades. Ler gráficos coletivamente

A Milena gosta muito de brincar. Vamos ver no vídeo abaixo o que ela e a Magali estão fazendo?

Vamos conhecer uma brincadeira que teve origem lá na África?

Chama-se LABIRINTO (adaptado)

  • Faça um labirinto igual ao molde abaixo em uma folha sulfite;

  • Escolha diferentes objetos pequenos para ‘’caminhar’’ no labirinto (macarrão, feijão, etc.), uma para cada participante;

  • Cada jogador terá que ter uma bolinha de papel amassado para esconder em uma das mãos;

  • Escolha um jogador para começar a brincadeira. O jogador tem que esconder a bolinha amassada nas mãos. Quem acertar em que mão está à bolinha anda uma casa;

  • Ganha quem chegar primeiro no último ponto do labirinto;

Faça um placar em forma de gráfico:

  • Em uma folha coloque os números um embaixo do outro, de 1 a 10 (na vertical); deixar que as crianças façam os números.

  • Coloque a primeira letra do nome de quem está jogando na vertical;

  • A cada jogada marque fazendo bolinhas com lápis de cor (uma cor única para cada jogador), a quantidade de jogadas ganhas;

  • Ao final do jogo conte as bolinhas coloridas e coloque ao lado da inicial do nome o número total de jogadas;

PARA PENSAR

QUEM FICOU COM MAIS JOGADAS?

QUEM FICOU COM MENOS JOGADAS?

ALGUÉM FICOU COM A MESMA QUANTIDADE DE JOGADAS?

Por hoje é só. Mas amanhã encerramos nossa semana fazendo mais atividades divertidas com a Milena!

Mas eu, Senhor, a ti clamo por socorro;

já de manhã a minha oração chega à tua presença. Salmos 88:13

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon
  • Grey YouTube Icon

41 3562-1614

41 98786-3707

R. Francisco Caetano Coradin, 42 | São Dimas | Colombo - PR