Olá Família !
Continuamos Viajando nos Quadrinhos e, hoje é dia de oficinas pedagógicas!
Oficina Pedagógica (2 e 3 anos)
O QUE DESENVOLVE:
Participar de situações onde há observação do registro escrito de números para que se observe a grafia;
Sugerir atividades que envolvam números até 5 e quantidades;
ATIVIDADE: Meu piano
Que tal criarmos nosso próprio piano?
Disponibilize uma folha sulfite para a criança e peça para ela fazer uma margem usando a cor que ela quiser. Peça que escreva o nome e a data;
Peça para a criança que recorte cinco tiras de folhas coloridas ou revista (para serem as teclas do piano);
Cole uma ao lado da outra na folha;
Peça para a criança contar quantas tiras tem e registre o número;
Depois da atividade, vocês podem brincar com a imaginação, fazer de conta que estão tocando muitas músicas;
E que tal brincarem com essa música muito divertida do compositor MOZART, que se chama RONDO ALLA TURCA. Aumente o som e divirtam-se!


Obs.: Observe como se registra a escrita do número 5 e explique para criança; para crianças de 2 anos, você pode fazer o pontilhado do número 5 para que ela risque. Para crianças de 3 e 4 anos, permita que ela tente fazer o número sem pontilhados.
Oficina Pedagógica (4, 5 e 6 anos)
O QUE DESENVOLVE:
Participar de brincadeiras envolvendo cantigas, rimas, lendas, parlendas ou outras situações que se utilizam de contagem oral e contato com números;
Brincar com cantigas, parlendas ou música que envolva contagem;
O SCHROEDER tem um piano e gosta muito de tocá-lo. Vamos vê-lo tocando um pouco!

Que tipo de música é essa? Quem já ouviu falar em música clássica?
Vamos fazer também nossa partitura e depois tocar.
ATIVIDADE: Partitura Animada
Ao som da música clássica de ‘’ Mozart: ALLA TURCA’’, vocês vão fazer uma partitura para que depois eu também possa tocar seguindo suas ‘’notas’’.
Preparação da atividade:
Em uma folha sulfite faça um quadro igual o que está abaixo ou pode imprimir;
Os números são as quantidades de ‘‘batidas’’, exemplo: triângulo corresponde a uma palma, quadrado duas batidas de pé, círculo bater com as mãos na coxa três vezes e traço fazer silêncio;
Ao som da música acima a criança vai executar a sequência de ritmos, feita por eles, abusem da criatividade para fazer a partitura de vocês;
Símbolos para você usar em sua partitura.


Até amanhã!!!
... porque Deus mesmo disse: "Nunca o deixarei, nunca o abandonarei". Hebreus 13:5