Olá família !
Vamos navegar mais um pouco nas histórias em quadrinhos fazendo as oficinas pedagógicas.
Oficina Pedagógica (2 e 3 anos)
O que desenvolve:
Recontar/criar histórias, identificando seus personagens e elementos;
Produzir carta aos seus colegas à sua maneira. Escrever cartas aos seus colegas ou familiares fazendo uso da escrita espontânea.
Contar ou recontar histórias com base em imagens
Sobre o que será que a Magali e o Cebolinha estão conversando?

ATIVIDADE: Emoji com balões de fala.
Que tal mandarmos um recado àquele amigo da escola que não vemos a muito tempo?
Para a atividade de hoje vamos precisar de: tinta guache, prato descartável (pode ser substituído por um pedaço de papelão ou caixa cortadas em formato de círculo).
Em seguida, peça para o papai ou a mamãe ajuda-lo a escolher um emoji no teclado do celular. Quando você escolher o seu preferido, você irá reproduzi-lo no pratinho descartável, veja o modelo:

Depois de seco e pronto, cole numa folha A4 e desenhe ao lado um dos balões que você já aprendeu nas aulas.
Peça para um adulto escrever o recado que você quer dar ao seu amigo dentro do balão (caso a criança já tenha domínio das letras e queira por ela mesma escrever o recado, o adulto poderá apenas auxiliar no processo de escrita. Fazer as palavras uma por vez em caixa alta, numa folha é um bom modo. Ou soletrar as letras uma por vez).
Oficina Pedagógica (4, 5 e 6 anos)
O que desenvolve:
Observar o registro textual tendo o adulto como escriba;
Participar de escrita de textos e outros, tendo o(a) adulto(a) como leitor e escriba;

ATIVIDADE: Desenhando balões de “Histórias em Quadrinhos”
Agora é sua vez, olhem as imagens abaixo e identifiquem os balões de cada quadrinho.
Pegue uma folha sulfite e corte ao meio;
Escolha alguma técnica de pintura e desenhe na meia folha sulfite o balão que representa o que está acontecendo no quadrinho;
Cada meia folha vai ser um balão para um quadrinho;
Lembre-se também que vocês podem usar alguns símbolos como o da música, sono, entre outros para representar também o quadrinho;
Obs.: Não precisa desenhar os personagens só fazer o balão grande na meia sulfite. E colocar o símbolo que está representando a ‘’fala’’ ou tentar escrever algo dentro do balão.
1° BALÃO DE PENSAMENTO: Peça para a criança observar e desenhar em meia folha de sulfite o balão de pensamento com alguma técnica que a professora Jocastha ensinou no vídeo e depois oriente a criança para que desenhe ou escreva dentro do balão o que o Snoopy está pensando ( a criança terá que inventar).

2° BALÃO DE FALA: Em meia folha de sulfite peça para a criança desenhar somente o balão. E dentro dele desenhe algo que corresponda à música que o Cascão está ouvindo ou cantando. Por exemplo: se a criança disser que o Cascão está ouvindo e cantando a música da Dona Aranha, ele desenhará no balão uma aranha ou escreverá o nome Dona Aranha.

3° BALÃO DE GRITO: Peça para a criança desenhar em meia folha de sulfite o balão de grito e dentro dele escrever ou desenhar.

VAMOS BRINCAR!
Depois que a criança fez esta atividade, vocês podem brincar à vontade com os balões. Podem encenar alguma história, brincar de fazer pergunta como, por exemplo: qual é o balão que serve para pensamento? A criança terá que levantar o balão que corresponde e assim por diante... ou brincar como quiserem. Soltem a imaginação!
Vocês são muito criativos.
Temos certeza que tiraram de letra essa tarefa!
O coração em paz dá vida ao corpo.
Provérbios 14.30a