106-ATIVIDADES

Olá Família !

Mais um dia de oficinas pedagógicas! Boa aula para todos!!!!

Oficina Pedagógica (2,3 e 4 anos – Turma Ipê)

O que desenvolve:

  • Ter contato com números/quantidades e identificá-los;

  • Manipular, explorar, organizar brinquedos e outros materiais em agrupamentos de até 5 elementos e ir aumentando gradativamente;

ATIVIDADE: Pesquisa sobre aranhas

Com ajuda de um adulto você irá realizar uma pesquisa em seu computador ou em seu celular de quantas pernas têm uma aranha.

Mostre a imagem pesquisada para a criança e permita que ela conte sozinha.

Materiais:

  • 1 rolinho de papel higiênico;

  • Tinta guache;

  • Tesoura sem ponta;

  • Canetinhas ou lápis de cor;

Modo de fazer:

  • Depois de pesquisar, um adulto ajudará a criança a recortar o rolinho de papel higiênico a quantidade correspondente de pernas conforme a sua pesquisa (Veja o modelo abaixo).

  • Peça para a criança pintar com tinta guache cada pata de uma cor, igual à história da aranha “MARA” que vimos no vídeo da aula de terça-feira.

Para as crianças de 4 anos (Atividade Opcional)

  • Numa folha sulfite, peça para a criança realizar a margem na folha de sulfite;

  • Em seguida a criança escreverá o seu nome e data na folha da atividade;

  • Peça para a criança desenhar a aranha e a quantidade de pernas que foi pesquisada e em seguida realizar a tentativa da escrita do número oito (referente à quantidade de perninhas da aranha).

Oficina Pedagógica (4, 5 e 6 anos – Turma Araucária)

O que desenvolve:

  • Elaborar hipóteses para resolução de problemas que envolvam as ideias de adição com base em materiais concretos na brincadeira, reconhecendo essas situações em seu cotidiano;

  • Ter contato e utilizar noções básicas de quantidade: muito/pouco, mais/menos, um/nenhum/muito;

Olhem só este vídeo onde o Homem-Aranha usa sua teia, que emocionante!

ATIVIDADE: Situação problema

Materiais:

  • 1 folha de sulfite com um desenho de uma teia de aranha e 3 círculos, conforme a imagem ilustrativa;

  • Objetos pequenos (bolinhas de papel ou desenhar e recortar desenhos de pequenas aranhas como aparece na imagem ilustrativa);

  • Canetinha ou lápis de cor;

Modo de fazer:

  • Leia por partes a situação problema para a criança e peça que a criança coloque no desenho da teia a quantidade de itens que for pedindo na situação problema;

  • Depois peça para ela contar e colocar o número nos círculos;

  • Problema 1- Em uma teia haviam 3 aranhas, chegaram mais 2. Quantas aranhas tem ao todo?

  • Problema 2- Na segunda teia tinha 4 aranhas, chegaram mais 3. Quantas tem ao todo?

  • Problema 3- Na terceira teia tinha 5 aranhas, chegaram mais 4. Quantas tem ao todo?

  • Problema 4- Pinte o círculo com a maior quantidade de aranhas, com a sua cor favorita.

Foi muito bom estar com vocês! Até amanhã!

Ó Senhor Deus, que o teu amor nos acompanhe, pois nós pomos em ti a nossa esperança!

Salmos 33.22

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon
  • Grey YouTube Icon

41 3562-1614

41 98786-3707

R. Francisco Caetano Coradin, 42 | São Dimas | Colombo - PR