Olá Família !
Hoje é mais um dia de oficinas pedagógicas com as professoras Jocastha e Gislaine!

Oficina Pedagógica (2,3 e 4 anos – Turma Ipê)
O que desenvolve:
Realizar organização, classificação em diferentes situações de acordo com critérios: peso, percebendo semelhanças e diferenças nos objetos.
Manipular objetos e brinquedos de materiais diversos, explorando suas características por peso.
Veja no vídeo abaixo a força das heroínas!
ATIVIDADE: Pesado ou leve?
Materiais e como fazer:
Primeiro, peça para um adulto vendar os seus olhos com um pano;
Agora, você vai ficar em pé e esticar seus braços;
Um adulto irá colocar dois objetos em suas mãos, com pesos diferentes, ex: um rolinho de papel higiênico em uma das mãos e um detergente na outra;
Agora, indique ao adulto qual dos objetos é o mais pesado e qual é o mais leve;
Repita a ação com outros objetos: Lápis X Colher; Espoja de lavar louça X Perfume; um pacote de um quilo de alimento X Panela;
Para registro:
Atenção. Fizemos a maneira de registro adaptado para crianças de 2 anos e 3, 4 anos.
PARA AS CRIANÇAS DE 2 ANOS:
Divida uma folha sulfite ao meio com uma linha;
Desenhe os objetos mais pesados. Do outro lado, os mais leves;

PARA CRIANÇAS DE 3 E 4 ANOS
Pegue uma folha sulfite A4, faça a margem e peça para a criança colocar o nome e data;
Em seguida, divida a folha ao meio com uma linha;
De um lado, peça para a criança que desenhe e escreva o nome dos objetos mais pesados. Do outro lado os mais leves.
Oficina Pedagógica (4, 5 e 6 anos – Turma Araucária)
O que desenvolve:
Explorar instrumentos não convencionais (sacos com alimentos, saco de areia, garrafas com líquidos ou outros objetos) para comparar elementos e estabelecer relações entre leve e pesado;
Vamos começar com um vídeo da Mulher-Maravilha mostrando que desde pequena já demonstrava ser muito corajosa e forte.

ATIVIDADE: Leve ou pesado?
Materiais:
Cabide de roupa;
Barbante;
Folha sulfite;
Lápis de escrever;
Modo de brincar:
Usando a balança caseira, deixe que a criança escolha objetos e perceba qual é leve e qual é o pesado;
Outra opção de brincadeira é vendar a criança e colocar objetos nas mãos dela para que percebam qual objeto é mais leve ou pesado;
Para Registro:

Depois de brincar com a balança, peça para a criança desenhar do jeito dela uma e coloque a quantidade de objetos que acharam leves e quantos acharam pesados;
Peça para a criança responder se achou mais objetos pesados ou leves;
Não se esqueçam de pedir para a criança escrever o nome e data na folha da atividade;
MAIS PESADOS
Até amanhã!!!
Venham a mim, todos vocês que estão cansados de carregar as suas pesadas cargas, e eu lhes darei descanso. Sejam meus seguidores e aprendam comigo porque sou bondoso e tenho um coração humilde; e vocês encontrarão descanso. Os deveres que eu exijo de vocês são fáceis, e a carga que eu ponho sobre vocês é leve.
Mateus 11.28-30