116 - ATIVIDADES

10/09/2020

Olá Família!

 

Preparados para a oficina pedagógica de hoje?

 

Oficina Pedagógica (2,3 e 4 anos – Turma Ipê)

 

O que desenvolve:

  • Participar de situações onde há a observação do registro escrito de números para que se observe a grafia;

  • Identificar o relógio como instrumento de representação de passagem do tempo e a função de marcar horas.

 

 

 

 

Atividades: Relógio

 

Materiais:

  • Caixa de papelão ou papel cartão e/ou folha sulfite;

  • Palito de fósforo e/ou cotonete;

  • Lápis de escrever;

  • Materiais disponíveis para decorar seu relógio;

 

Descrição da atividade:

  • Primeiro você desenhará um círculo numa caixa de papelão (ou papel cartão, ou na folha sulfite); você pode usar um prato para te ajudar a fazer o contorno do círculo;

  • Depois, com a ajuda de um adulto escreva os números de um a doze no seu relógio. Ex.:

 

 

  • Agora, use um fósforo ou um cotonete para marcar qual é a sua hora preferida do dia;

  • Decore seu relógio como quiser;

  • Ao terminar, peça para um adulto escrever atrás do relógio o porquê essa é a tua hora preferida do dia, para que as professoras também saibam;

 

PARA AS CRIANÇAS DE DOIS ANOS:

  • Com a ajuda de um adulto você poderá realizar um círculo numa caixa de papelão (ou papel cartão, ou na folha sulfite); você pode usar um prato para realizar o contorno do círculo.

  • Agora, recorte números de encartes de mercado os números de um a doze para realizar a confecção de seu relógio.

 

OBS: O adulto mostrará para a criança quais são os números e ela irá recortar e colar. Caso sejam muitos números para recorte e a criança perca o interesse rapidamente, o adulto poderá ajudar a terminar de recortar e a criança poderá realizar a colagem. 

 

  • Para finalizar, marque com cotonete e/ ou fósforo (canudinhos, etc.) qual é a hora preferida do dia para você (criança). E diga para o adulto escrever atrás do relógio o porquê essa é a hora que você escolheu.

 

 

Oficina Pedagógica (4, 5 e 6 anos – Turma Araucária)

 

O que desenvolve:

  • Reconhecer a sequência numérica até 9 ampliando essa possibilidade;

  • Reconhecer e nomear as figuras geométricas: triângulo, círculo, quadrado, retângulo. Observar e identificar no meio natural e social as formas geométricas,

 

Será que o Flash leva o mesmo tempo que levamos para fazer as coisas? Vamos ver!

 

 

Clique aqui:

 

 

 

 

 

Antes de começarmos a atividade, que tal escutar a música: “O relógio – Vinícius de Moraes”.

 

 

Clique aqui:

 

 

 

 

ATIVIDADE: Vamos agora fazer um relógio?

 

MATERIAL:

  • Para fazer o relógio, você pode usar algum desses materiais: folha mais firme, caixa de leite, papelão, prato de papel ou caixa de pizza;

  • Dois retângulos e dois triângulos de papel um pouco mais firme para fazer os ponteiros;

  • Para fixar os ponteiros você pode usar alguns desse materiais: cotonete, palito de dente ou arame de amarrar pão;

  • Lápis de escrever;

  • Tesoura e cola;

 

MODO DE FAZER:

  • Pegue uma folha que seja mais firme e com algum objeto, faça um círculo na folha;

  • Recorte o círculo e dobre em quatro partes fazendo marcações;

  • Em cada marcação, coloque os números: 12,3,6,9;

  • A criança completa os números entre os que o adulto riscou;

  • Recorte dois retângulos para fazer os ponteiros;

  • Faça um pequeno furo no meio do círculo e coloque algum material indicado para fixar os ponteiros de modo que eles girem;

  • Para ficar mais claro as instruções, assista o vídeo abaixo;

 

Clique aqui:

 

 

 

 

 

 

Lembrem de preencher o calendário do tempo que foi feito da terça-feira!

 

Tudo neste mundo tem o seu tempo; cada coisa tem a sua ocasião.

Eclesiastes 3:1

Please reload

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon
  • Grey YouTube Icon

41 3562-1614

41 98786-3707

R. Francisco Caetano Coradin, 42 | São Dimas | Colombo - PR