Olá Família!
Preparados para a oficina pedagógica de hoje?
Oficina Pedagógica (2,3 e 4 anos – Turma Ipê)
O que desenvolve:
Participar de situações onde há a observação do registro escrito de números para que se observe a grafia;
Identificar o relógio como instrumento de representação de passagem do tempo e a função de marcar horas.

Atividades: Relógio
Materiais:
Caixa de papelão ou papel cartão e/ou folha sulfite;
Palito de fósforo e/ou cotonete;
Lápis de escrever;
Materiais disponíveis para decorar seu relógio;
Descrição da atividade:
Primeiro você desenhará um círculo numa caixa de papelão (ou papel cartão, ou na folha sulfite); você pode usar um prato para te ajudar a fazer o contorno do círculo;
Depois, com a ajuda de um adulto escreva os números de um a doze no seu relógio. Ex.:

Agora, use um fósforo ou um cotonete para marcar qual é a sua hora preferida do dia;
Decore seu relógio como quiser;
Ao terminar, peça para um adulto escrever atrás do relógio o porquê essa é a tua hora preferida do dia, para que as professoras também saibam;
PARA AS CRIANÇAS DE DOIS ANOS:
Com a ajuda de um adulto você poderá realizar um círculo numa caixa de papelão (ou papel cartão, ou na folha sulfite); você pode usar um prato para realizar o contorno do círculo.
Agora, recorte números de encartes de mercado os números de um a doze para realizar a confecção de seu relógio.
OBS: O adulto mostrará para a criança quais são os números e ela irá recortar e colar. Caso sejam muitos números para recorte e a criança perca o interesse rapidamente, o adulto poderá ajudar a terminar de recortar e a criança poderá realizar a colagem.
Para finalizar, marque com cotonete e/ ou fósforo (canudinhos, etc.) qual é a hora preferida do dia para você (criança). E diga para o adulto escrever atrás do relógio o porquê essa é a hora que você escolheu.
Oficina Pedagógica (4, 5 e 6 anos – Turma Araucária)
O que desenvolve:
Reconhecer a sequência numérica até 9 ampliando essa possibilidade;
Reconhecer e nomear as figuras geométricas: triângulo, círculo, quadrado, retângulo. Observar e identificar no meio natural e social as formas geométricas,
Será que o Flash leva o mesmo tempo que levamos para fazer as coisas? Vamos ver!

Clique aqui:
Antes de começarmos a atividade, que tal escutar a música: “O relógio – Vinícius de Moraes”.

Clique aqui:
ATIVIDADE: Vamos agora fazer um relógio?
MATERIAL:
Para fazer o relógio, você pode usar algum desses materiais: folha mais firme, caixa de leite, papelão, prato de papel ou caixa de pizza;
Dois retângulos e dois triângulos de papel um pouco mais firme para fazer os ponteiros;
Para fixar os ponteiros você pode usar alguns desse materiais: cotonete, palito de dente ou arame de amarrar pão;
Lápis de escrever;
Tesoura e cola;
MODO DE FAZER:
Pegue uma folha que seja mais firme e com algum objeto, faça um círculo na folha;
Recorte o círculo e dobre em quatro partes fazendo marcações;
Em cada marcação, coloque os números: 12,3,6,9;
A criança completa os números entre os que o adulto riscou;
Recorte dois retângulos para fazer os ponteiros;
Faça um pequeno furo no meio do círculo e coloque algum material indicado para fixar os ponteiros de modo que eles girem;
Para ficar mais claro as instruções, assista o vídeo abaixo;
Clique aqui:


Lembrem de preencher o calendário do tempo que foi feito da terça-feira!
Tudo neste mundo tem o seu tempo; cada coisa tem a sua ocasião.
Eclesiastes 3:1