Atividades 29/2021

Olá família!

Estamos conhecendo o 4º dia da criação do mundo. Neste dia foi criado os corpos celestes (sol, lua, planetas e as estrelas que ficam no espaço bem lá no alto). Veja na foto abaixo e adivinhe qual é o planeta Terra:

E aí, conseguiu identificar o nosso planeta Terra?


Vamos cantar com a Tia ANNE



Atenção para o conteúdo de cada turma



O que desenvolve:

· Produzir marcas gráficas com diferentes suportes de escrita;

· Fazer uso das letras, ainda que de forma não convencional, em seus registros de comunicação;

· Fazer uso de diferentes técnicas, materiais para produzir ilustrações;





ATIVIDADE: experiência das letras

MATERIAIS:

· Prato ou qualquer outro recipiente com base funda;

· Arroz cru, açúcar ou areia.

COMO FAZER:

· Coloque uma pequena quantia de arroz cru, açúcar ou areia no recipiente;

· Agora, seu ajudante adulto te dará alguns comandos, preste bastante atenção.




O que desenvolve:

● Expressar ideias e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão;

● Levantar hipóteses em relação à linguagem escrita, realizando registros de palavras e textos, por meio de escrita espontânea;

● Escolher e folhear livros, procurando orientar-se por temas e ilustrações e tentando identificar palavras conhecidas;




ATIVIDADE: Dia e noite.


MATERIAIS:

● Folha sulfite;

● Lápis de escrever e lápis de cor;

● Cola e tesoura;

● Revistas e jornais;


COMO FAZER:

● Numa folha de papel sulfite, faça uma margem bem colorida, coloque seu nome e a data;

● Agora peça para um adulto ler para você este lindo poema:


Poesia: Dia e Noite

Escrita por: Regina C. Villaça Lima

Quando acordo bem cedinho

vejo que é um lindo dia,

pois o sol está a brilhar

trazendo luz, calor e alegria.


Chegando à noite devagarinho

vejo no céu a brilhar

a lua e lindas estrelinhas

Enfeitando até o dia raiar!


· Depois de escutar peça para algum adulto escrever o poema numa folha de sulfite com algumas palavras faltando. Veja o exemplo abaixo;


QUANDO ACORDO BEM CEDINHO

VEJO ________________.

POIS O _______ ESTÁ A BRILHAR

TRAZENDO LUZ, CALOR E ALEGRIA.

CHEGANDO À NOITE DEVAGARINHO

VEJO ________________.

A ________ E LINDAS ESTRELINHAS

ENFEITANDO ATÉ O DIA RAIAR!



· Com a ajuda do adulto vocês irãocompletar algumas palavras do poema, vocês podem colocar as palavras que quiserem para que o poema fique do seu jeitinho;

· Depois, recite seu poema e mande um whats para as professoras;


Ficamos por aqui pessoal. Até amanhã!

Beijinhos


“Ele fez o sol e a lua; o seu amor dura para sempre. Fez o sol para governar o dia; o seu amor dura para sempre”. Salmos 136:7-8