Atividades 60/2021

Olá família!

Sexta-feira é um ótimo dia para brincar!



BRINCADEIRA: Qual é a lixeira correta?



MATERIAIS NECESSÁRIOS:


· Objetos diversos em material de papel e plástico (pode ser usado, folha de caderno usada, caixa de sabonete, sacolas plásticas, embalagens de cremes hidratantes, pacotes de alimentos, etc.);

· Dois espaços com as cores verde e azul. (Pode ser usado baldes, lixeiras, caixas e até mesmo um círculo feito no chão, etc.).


COMO BRINCAR:


· Para a brincadeira é necessário relembrar a criança que na lixeira azul, vão coisas feitas de plástico e na lixeira verde coisas feitas de papel;

· Será necessário delimitar entre uma lixeira e outra um grande espaço.

· Neste espaço será espalhado materiais diversos em plástico e papel;

· Em cada material terá um desafio para o aluno cumprir, além dele ter que colocar aquele objeto na lixeira correspondente.


EX de desafios: - Ir até a lixeira correta pulando;

- Tentar encontrar a lixeira correta com os olhos fechados;

- Ir até a lixeira rastejando como uma cobra, etc.

·Após ter colocado todos os “lixos” nas lixeiras, fazer a verificação se estão todos no local adequado.


Hoje é dia de Oficina Pedagógica. Atenção para o conteúdo da sua turma.



O que desenvolve:

· Participar de situações de cuidado com o meio ambiente, preservação, separação de lixo, economia de água, reciclagem e outros;

· Contar oralmente objetos, pessoas, livros etc., em contextos diversos.







ATIVIDADE: Separando o lixo



MATERIAIS:

· Lixeiras confeccionadas em papel colorido pela professora (enviada no kit);

· Encarte de mercado (enviado no kit);

· Folha sulfite;

· Cola;

· Tesoura sem ponta.

COMO FAZER:


· Cole todas as lixeiras em sua folha sulfite;

· Agora, com a ajuda de um adulto recorte os itens do encarte de mercado;

· Juntos, vocês poderão separar o lixo de acordo com as lixeiras disponíveis, por exemplo:


· Por fim, conte quantos itens tem em cada lixeira;

· Para crianças de 3 e 4 anos, peça que ela reproduza os números em sua folha.







Objetivos desta aula:

● Estabelecer relações de comparação entre objetos, observando suas propriedades;

● Manipular, explorar, comparar, organizar, sequenciar e ordenar diversos materiais: através da contagem;

● Coleta seletiva do lixo;



Atividade: Separando o lixo

MATERIAIS:

● Itens que tenham em casa: embalagens de metal, plástico, sacola, vidro (cuidado supervisão de um adulto perto), papel;

● Placas ( pode ser pedaço de papel mais durinho ou o que tiver em casa) com a cor de cada ‘’lixeira’’( azul, vermelha, amarela e verde);



COMO FAZER:


● Coloque os objetos, embalagens e outros misturados em um canto;

● Agora veja e separe cada material, colocando-o na cor certa como se fosse para o lixo;

● Depois marque a quantidade de quantos itens achou de cada cor da lixeira;

● Lembre-se depois que esses itens virarem lixo, separe-os e leve ao lugar certo;

● Seguem abaixo alguns endereços que a sua família jogue o lixo no lugar certo:

Coleta Seletiva de Resíduos Recicláveis: Toda terça-feira, quarta-feira ou sábado, o caminhão da coleta seletiva faz o recolhimento do lixo reciclável na região. “Basta colocar em frente à residência os recicláveis nos dias estipulados para que haja o descarte correto”. Para saber quando o caminhão passará em seu bairro, basta entrar em contato com a SEMMA pelo telefone 3656-4849.

Coleta de Grandes Volumes: É considerado crime ambiental o descarte inadequado em área irregular, podendo gerar multa. Para resolver este problema, o Departamento de Resíduos Sólidos realiza o agendamento para recolher todos os resíduos volumosos, como por exemplo, móveis, madeiras, eletrodomésticos e colchões, basta ligar para 3656-4849 e solicitar a remoção.

Coleta de Pneus Inservíveis: O ponto de coleta fica localizado em COLOMBO (41) 3643-8590, Rua Prefeito Pio Alberi, 1015 Bairro: Jardim Osasco - 83403-000 e a entrega pode ser feita por qualquer pessoa de forma gratuita.

Coleta de carcaça de animais: Anualmente são coletadas aproximadamente quatro toneladas de animais mortos em vias públicas. Caso o munícipe encontre um animal morto basta ligar para 3656-4849 e solicitar a remoção.


EXEMPLO:




E agora para finalizar vamos cantar com a Turma da Mônica!! E que tal colocar em prática também?



Separar o lixo é um ato de amor para o nosso planeta.

“Eis que estou a porta e bato. Se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei e cearei com ele, e ele comigo” Apocalipse 3:20