Olá família!
Sexta-feira é um ótimo dia para brincar!
BRINCADEIRA: Qual é a lixeira correta?

MATERIAIS NECESSÁRIOS:
· Objetos diversos em material de papel e plástico (pode ser usado, folha de caderno usada, caixa de sabonete, sacolas plásticas, embalagens de cremes hidratantes, pacotes de alimentos, etc.);
· Dois espaços com as cores verde e azul. (Pode ser usado baldes, lixeiras, caixas e até mesmo um círculo feito no chão, etc.).
COMO BRINCAR:
· Para a brincadeira é necessário relembrar a criança que na lixeira azul, vão coisas feitas de plástico e na lixeira verde coisas feitas de papel;
· Será necessário delimitar entre uma lixeira e outra um grande espaço.
· Neste espaço será espalhado materiais diversos em plástico e papel;
· Em cada material terá um desafio para o aluno cumprir, além dele ter que colocar aquele objeto na lixeira correspondente.
EX de desafios: - Ir até a lixeira correta pulando;
- Tentar encontrar a lixeira correta com os olhos fechados;
- Ir até a lixeira rastejando como uma cobra, etc.
·Após ter colocado todos os “lixos” nas lixeiras, fazer a verificação se estão todos no local adequado.
Hoje é dia de Oficina Pedagógica. Atenção para o conteúdo da sua turma.

O que desenvolve:
· Participar de situações de cuidado com o meio ambiente, preservação, separação de lixo, economia de água, reciclagem e outros;
· Contar oralmente objetos, pessoas, livros etc., em contextos diversos.
ATIVIDADE: Separando o lixo
MATERIAIS:
· Lixeiras confeccionadas em papel colorido pela professora (enviada no kit);
· Encarte de mercado (enviado no kit);
· Folha sulfite;
· Cola;
· Tesoura sem ponta.
COMO FAZER:
· Cole todas as lixeiras em sua folha sulfite;
· Agora, com a ajuda de um adulto recorte os itens do encarte de mercado;
· Juntos, vocês poderão separar o lixo de acordo com as lixeiras disponíveis, por exemplo:

· Por fim, conte quantos itens tem em cada lixeira;
· Para crianças de 3 e 4 anos, peça que ela reproduza os números em sua folha.



Objetivos desta aula:
● Estabelecer relações de comparação entre objetos, observando suas propriedades;
● Manipular, explorar, comparar, organizar, sequenciar e ordenar diversos materiais: através da contagem;
● Coleta seletiva do lixo;
Atividade: Separando o lixo
MATERIAIS:
● Itens que tenham em casa: embalagens de metal, plástico, sacola, vidro (cuidado supervisão de um adulto perto), papel;
● Placas ( pode ser pedaço de papel mais durinho ou o que tiver em casa) com a cor de cada ‘’lixeira’’( azul, vermelha, amarela e verde);

COMO FAZER:
● Coloque os objetos, embalagens e outros misturados em um canto;
● Agora veja e separe cada material, colocando-o na cor certa como se fosse para o lixo;
● Depois marque a quantidade de quantos itens achou de cada cor da lixeira;
● Lembre-se depois que esses itens virarem lixo, separe-os e leve ao lugar certo;
● Seguem abaixo alguns endereços que a sua família jogue o lixo no lugar certo:
● Coleta Seletiva de Resíduos Recicláveis: Toda terça-feira, quarta-feira ou sábado, o caminhão da coleta seletiva faz o recolhimento do lixo reciclável na região. “Basta colocar em frente à residência os recicláveis nos dias estipulados para que haja o descarte correto”. Para saber quando o caminhão passará em seu bairro, basta entrar em contato com a SEMMA pelo telefone 3656-4849.
● Coleta de Grandes Volumes: É considerado crime ambiental o descarte inadequado em área irregular, podendo gerar multa. Para resolver este problema, o Departamento de Resíduos Sólidos realiza o agendamento para recolher todos os resíduos volumosos, como por exemplo, móveis, madeiras, eletrodomésticos e colchões, basta ligar para 3656-4849 e solicitar a remoção.
● Coleta de Pneus Inservíveis: O ponto de coleta fica localizado em COLOMBO (41) 3643-8590, Rua Prefeito Pio Alberi, 1015 Bairro: Jardim Osasco - 83403-000 e a entrega pode ser feita por qualquer pessoa de forma gratuita.
● Coleta de carcaça de animais: Anualmente são coletadas aproximadamente quatro toneladas de animais mortos em vias públicas. Caso o munícipe encontre um animal morto basta ligar para 3656-4849 e solicitar a remoção.
EXEMPLO:


E agora para finalizar vamos cantar com a Turma da Mônica!! E que tal colocar em prática também?