Atividades 70/2021

Olá família!

Que bom que sexta-feira chegou! Hoje é dia de Oficina Pedagógica. Atenção para o conteúdo da sua turma.



O que desenvolve:

· Manusear diferentes portadores textuais, demonstrando reconhecer seus usos sociais;

· Perceber o uso da contagem por meio de diferentes atividades realizadas ;

· Ter contato com números, identificá-los e usá-los nas diferentes práticas sociais em que se encontram.




ATIVIDADE: Receita de vitamina gostosa


MATERIAIS:

· Banana (ou uma fruta que mais gosta);

· Leite;

· Açúcar.


COMO FAZER:

· Observe e siga a receita abaixo:


· Primeiro, separe todos os ingredientes em cima da mesa.

· Em seguida, com a ajuda de um adulto coloque os ingredientes dentro do liquidificador (FORA DA TOMADA!)

· Agora, peça para um adulto bater todos os ingredientes e estará prontinho para toda a família saborear sua vitamina. Bom apetite!


Orientações para o adulto:

· Permita que a criança separe os ingredientes;

· Então, acompanhe a primeira linha da receita e pergunte:

- Maria, você sabe que número é esse? Vamos descobrir? Então, vamos contar quantas bananas têm aqui. Um, dois, três, quatro, cinco! Quantas bananas vamos precisar? Cinco!

· Dê a oportunidade de que a própria criança descasque a banana, coloque o leite na jarra e também, as três colheres de açúcar.

· Tire uma foto e nos mande no WhatApp da Escola para contabilizarmos a presença .



Objetivos desta aula:

● Manifestar interesse e respeito por diferentes culturas e modos de vida: Conhecer e identificar profissões de pessoas que fazem parte de sua comunidade, como o padeiro, o fazendeiro, o pescador etc.;

● Registrar observações, manipulações e medidas, usando múltiplas linguagens (desenho, registro por números ou escrita espontânea), em diferentes suportes;

● Participar de situações do cotidiano, como, por exemplo, usar notas e moedas nos contextos de brincadeiras com o desafio de pagar e dar troco;





ATIVIDADE: Minhas compras.

MATERIAIS:

● Folha sulfite,

● Lápis de escrever,

● Dinheiro de brincadeira (enviado no kit. Quem não foi buscar pode fazer de papel);

● Tesoura sem ponta e cola;


COMO FAZER:

● Em uma folha sulfite faça a margem bem bonita, coloque seu nome e o número da atividade que é 70;

● Veja logo abaixo a Loja da Nina e veja quantos objetos têm para comprar;

● Desenhe na folha de sulfite só o brinquedo que seu dinheiro conseguiu pagar;

● Recorte o dinheiro e cole o valor embaixo do brinquedo;

● Depois some e veja quanto gastou;

● Boas compras, eu já fiz a minha compra olhem lá!!




EXEMPLO:




Orientações para os adultos:


✔ Para realização desta atividade foi enviado uma impressão de imagens de dinheirinhos;

✔ São valores de R$ 1 e de R$2, utilize os dedos, palitinhos ou pedras para a contagem;

✔ Exemplo: a criança escolheu uma bola de R$ 6. Se ela pegar primeiro uma nota de 2, peça que ela mostre com os dedos a quantidade (2) e diga que tem que somar até chegar ao número 6;

✔ Diga a criança: - ‘’Temos 2 (peça que mostre com os dedos a quantidade), coloque agora mais 2 dedos e conte’’. - ‘’se colocarmos mais dois dedos fica quanto? Diga o nome do número que ela parou (4) e deixe que ela continue a sequência 5, 6. Resposta: 6, assim por diante;

✔ Vá sempre adicionando e contando de 2 em 2;

✔ Deixe que ela tente perceber se a quantidade já deu o valor ao ir adicionando mais dedos (números);

✔ Lembre-se que a criança ainda não sabe somar com facilidade e não é objetivo que ela aprenda nesta atividade e sim que viva a experiência monetária de compra e venda adquirindo progressivamente noções de somas;


Vamos brincar?




BRINCADEIRA: De que profissão é esse objeto.


Galerinha por algum acaso alguém de vocês já fez uma atividade como essa?



Pois bem hoje nós vamos fazer ela em tamanho grandão.

Para isso precisamos de:


MATERIAIS NECESSÁRIOS:

· Impressão das profissões (quem foi no kit. Quem não foi buscar, poderá desenhar);

· Pedras, cavacos de lenha, barbante, brinquedos ou outro material que possa ser usado;

· Objeto que represente cada uma das profissões representadas na impressão;


COMO BRINCAR:

· Montar no chão de um lado a impressão das profissões recortadas, e de outro lado objetos referentes a cada profissão;

· Entre um lado e outro deve ter uma distância de aproximadamente 2 metros;

· As imagens não devem estar na mesma linha de seu objeto;

· Deve ser ligado a imagem a seu objeto usando o material escolhido. (no vídeo da professora Lays foi mostrado para vocês).



O QUE DESENVOLVE:

· Explorar formas de deslocamento no espaço, combinando movimentos e seguindo orientações;

· Coordenar habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas.


Um ótimo final de semana para todos vocês! Beijão!


“Lembre-se sempre daquilo que aprendeu. A sua educação é a sua vida; guarde-a bem”. Provérbios 4:13