Olá Família!
Viajar é muito bom, ainda mais se formos com as pessoas que amamos...

Antes de fazermos a Oficina Pedagógica, que tal cantarmos um pouquinho com a professora Norri?
Hoje é dia de Oficina Pedagógica. Atenção para o conteúdo da sua turma!

ATIVIDADE: A CANOA VIROU
Para as crianças de 2 (dois) anos:
O que desenvolve:
● Participar de situações que envolvam cantigas de roda e textos poéticos;
● Conhecer a escrita do seu nome associando símbolos para identificá-lo em situações diversas, progressivamente;
● Utilizar materiais variados com possibilidades de manipulação explorando cores, texturas, superfícies, planos, etc.
MATERIAIS:
● Barco enviado no kit;
● Folha sulfite;
● Bexiga;
● Tinta guache da cor azul.
COMO FAZER:
● Primeiro, cante a música que você aprendeu no vídeo com a sua família.
A CANOA VIROU
FOI PRO FUNDO DO MAR
FOI POR CAUSA DA(O) _______nome de algum familiar________
QUE NÃO SOUBE REMAR
SE EU FOSSE UM PEIXINHO
E SOUBESSE NADAR
EU TIRAVA A(O) ____nome_____
LÁ DO FUNDO DO MAR
● Em seguida, pegue sua folha sulfite;
● Peça para um adulto encher um pouco sua bexiga.
● Agora, coloque uma quantidade pequena de tinta (cor azul) em um prato.
● Timbre a bexiga na tinta e depois no papel, a fim de realizar um mar. Observe a foto:

● Depois de timbrar toda a folha espere secar por alguns minutos e cole sua canoa no fundo do mar.

● Por fim, peça para um adulto escrever seu nome dentro da canoa.
● Lembre-se toda a atividade deve ser feita por você 😊. Sob a supervisão de um adulto.
Para as crianças de 3 (três e quatro anos da turma Ipê):
O que desenvolve:
● Elaborar hipóteses sobre a escrita para aproximar-se progressivamente do uso social e convencional da língua;
· Participar de brincadeiras cantadas e cantar músicas de diversos repertórios;
· Conhecer e verbalizar nome próprio de pessoas que fazem parte de seu círculo social;
· Utilizar materiais variados com possibilidades de manipulação explorando cores, texturas, superfícies, planos, etc.
MATERIAIS:
● Barco enviado no kit;
● Folha sulfite;
● Bexiga;
● Tinta guache da cor azul;
● Alfabeto móvel (enviado no kit anteriormente);
● Lápis de escrever.
COMO FAZER:
● Primeiro, cante a música que você aprendeu no vídeo com a sua família.
A CANOA VIROU
FOI PRO FUNDO DO MAR
FOI POR CAUSA DA(O) _______nome de algum familiar________
QUE NÃO SOUBE REMAR
SE EU FOSSE UM PEIXINHO
E SOUBESSE NADAR
EU TIRAVA A(O) ____nome_____
LÁ DO FUNDO DO MAR
● Em seguida, pegue sua folha sulfite e realize margem;
● Peça para um adulto encher um pouco sua bexiga;
● Agora, coloque uma quantidade pequena de tinta (cor azul) em um prato;
● Timbre a bexiga na tinta e depois no papel, a fim de realizar um mar. Observe a foto:

● Enquanto você espera sua atividade secar pegue o alfabeto móvel e peça para um adulto montar a palavra: CANOA.
● Agora, copie a palavra. Por exemplo:

● Cole sua canoa no fundo do mar. Muito bem, sua atividade está pronta! Parabéns!
● Que tal você brincar de montar os nomes das pessoas que moram na sua casa com o alfabeto móvel, por exemplo:


A partir de agora nos dias de terças-feiras, temos uma novidade. A hora da letra fará com que você aprenda o som e o traçado de cada letra do alfabeto. Atenção! A hora da Letra se aplica somente para crianças de 3 e 4 anos.
HORA DA LETRA
COMO FAZER:
Agora, vamos realizar o traçado da letra que acabamos de conhecer;
Em meia folha sulfite realize margem;
Em seguida, realize o traçado da letra C conforme a professora mostrou no vídeo.

Agora, cole papel picado em cima do traçado da letra;
É muito importante que você mesma (criança) realize o traçado da letra;
Caso tenha dificuldade, peça para um adulto realizar a letra em tamanho grande em um papel. Passe seu dedinho por cima várias vezes e depois o lápis de escrever e então, tente escrever novamente.

Objetivos desta aula:
● Ouvir relatos de familiares e pessoas de mais idade sobre outras épocas históricas;
● Utilizar letras, números e desenhos em suas representações gráficas para aproximar-se progressivamente do uso social e convencional da língua.
ATIVIDADE: Meu passaporte
MATERIAIS:
● Passaporte que está no ki (quem não foi buscar, o adulto terá que confeccionar para a criança);
● Tesoura sem ponta;
● Lápis de escrever;
COMO FAZER:
● Pegue o passaporte no seu kit;
● Com a ajuda da sua família preencha a parte dos dados pessoais que fala sobre você;
● Cole uma foto pequena do seu rosto ou desenhe você no quadrado em branco;
● Está pronto seu passaporte agora é só esperar a nossa primeira viagem para ter seu primeiro carimbo no quadrado ‘’ LUGARES QUE VIAJEI’’;
● Lembrando que para os alunos que estão somente na modalidade remota de ensino não precisa enviar o passaporte, só tire uma foto da atividade pronta e nos envie pelo Watts
● Guarde muito bem o seu passaporte, pois usaremos em outras aulas.
EXEMPLO:

A partir de agora nos dias de terças-feiras, temos uma novidade. A hora da letra fará com que você aprenda o som e o traçado de cada letra do alfabeto.
HORA DA LETRA


COMO FAZER:
● Assista ao vídeo da letra T;
● Agora, vamos realizar o traçado da letra que acabamos de conhecer;
● Em meia folha sulfite realize o traçado da letra T conforme a professora mostrou no vídeo.
E por hoje é só pessoal! Um grande abraço à todos!
"Eu disse essas coisas para que em mim vocês tenham paz. Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo". João 16:33