Atividades nº 104/2021

Olá Família!

Viajar é muito bom, ainda mais se formos com as pessoas que amamos...

Antes de fazermos a Oficina Pedagógica, que tal cantarmos um pouquinho com a professora Norri?


Hoje é dia de Oficina Pedagógica. Atenção para o conteúdo da sua turma!




ATIVIDADE: A CANOA VIROU


Para as crianças de 2 (dois) anos:


O que desenvolve:

● Participar de situações que envolvam cantigas de roda e textos poéticos;

● Conhecer a escrita do seu nome associando símbolos para identificá-lo em situações diversas, progressivamente;

● Utilizar materiais variados com possibilidades de manipulação explorando cores, texturas, superfícies, planos, etc.


MATERIAIS:

● Barco enviado no kit;

● Folha sulfite;

● Bexiga;

● Tinta guache da cor azul.


COMO FAZER:

● Primeiro, cante a música que você aprendeu no vídeo com a sua família.


A CANOA VIROU

FOI PRO FUNDO DO MAR

FOI POR CAUSA DA(O) _______nome de algum familiar________

QUE NÃO SOUBE REMAR


SE EU FOSSE UM PEIXINHO

E SOUBESSE NADAR

EU TIRAVA A(O) ____nome_____

LÁ DO FUNDO DO MAR


● Em seguida, pegue sua folha sulfite;

● Peça para um adulto encher um pouco sua bexiga.

● Agora, coloque uma quantidade pequena de tinta (cor azul) em um prato.

● Timbre a bexiga na tinta e depois no papel, a fim de realizar um mar. Observe a foto:


● Depois de timbrar toda a folha espere secar por alguns minutos e cole sua canoa no fundo do mar.


● Por fim, peça para um adulto escrever seu nome dentro da canoa.

● Lembre-se toda a atividade deve ser feita por você 😊. Sob a supervisão de um adulto.


Para as crianças de 3 (três e quatro anos da turma Ipê):


O que desenvolve:

● Elaborar hipóteses sobre a escrita para aproximar-se progressivamente do uso social e convencional da língua;

· Participar de brincadeiras cantadas e cantar músicas de diversos repertórios;

· Conhecer e verbalizar nome próprio de pessoas que fazem parte de seu círculo social;

· Utilizar materiais variados com possibilidades de manipulação explorando cores, texturas, superfícies, planos, etc.


MATERIAIS:

● Barco enviado no kit;

● Folha sulfite;

● Bexiga;

● Tinta guache da cor azul;

● Alfabeto móvel (enviado no kit anteriormente);

● Lápis de escrever.


COMO FAZER:

● Primeiro, cante a música que você aprendeu no vídeo com a sua família.


A CANOA VIROU

FOI PRO FUNDO DO MAR

FOI POR CAUSA DA(O) _______nome de algum familiar________

QUE NÃO SOUBE REMAR


SE EU FOSSE UM PEIXINHO

E SOUBESSE NADAR

EU TIRAVA A(O) ____nome_____

LÁ DO FUNDO DO MAR


● Em seguida, pegue sua folha sulfite e realize margem;

● Peça para um adulto encher um pouco sua bexiga;

● Agora, coloque uma quantidade pequena de tinta (cor azul) em um prato;

● Timbre a bexiga na tinta e depois no papel, a fim de realizar um mar. Observe a foto:

● Enquanto você espera sua atividade secar pegue o alfabeto móvel e peça para um adulto montar a palavra: CANOA.

● Agora, copie a palavra. Por exemplo:


● Cole sua canoa no fundo do mar. Muito bem, sua atividade está pronta! Parabéns!

● Que tal você brincar de montar os nomes das pessoas que moram na sua casa com o alfabeto móvel, por exemplo:


A partir de agora nos dias de terças-feiras, temos uma novidade. A hora da letra fará com que você aprenda o som e o traçado de cada letra do alfabeto. Atenção! A hora da Letra se aplica somente para crianças de 3 e 4 anos.


HORA DA LETRA


COMO FAZER:

  • Agora, vamos realizar o traçado da letra que acabamos de conhecer;

  • Em meia folha sulfite realize margem;

  • Em seguida, realize o traçado da letra C conforme a professora mostrou no vídeo.

  • Agora, cole papel picado em cima do traçado da letra;

  • É muito importante que você mesma (criança) realize o traçado da letra;

  • Caso tenha dificuldade, peça para um adulto realizar a letra em tamanho grande em um papel. Passe seu dedinho por cima várias vezes e depois o lápis de escrever e então, tente escrever novamente.





Objetivos desta aula:

● Ouvir relatos de familiares e pessoas de mais idade sobre outras épocas históricas;

● Utilizar letras, números e desenhos em suas representações gráficas para aproximar-se progressivamente do uso social e convencional da língua.


ATIVIDADE: Meu passaporte


MATERIAIS:

● Passaporte que está no ki (quem não foi buscar, o adulto terá que confeccionar para a criança);

● Tesoura sem ponta;

● Lápis de escrever;

COMO FAZER:


● Pegue o passaporte no seu kit;

● Com a ajuda da sua família preencha a parte dos dados pessoais que fala sobre você;

● Cole uma foto pequena do seu rosto ou desenhe você no quadrado em branco;

● Está pronto seu passaporte agora é só esperar a nossa primeira viagem para ter seu primeiro carimbo no quadrado ‘’ LUGARES QUE VIAJEI’’;

● Lembrando que para os alunos que estão somente na modalidade remota de ensino não precisa enviar o passaporte, só tire uma foto da atividade pronta e nos envie pelo Watts

● Guarde muito bem o seu passaporte, pois usaremos em outras aulas.


EXEMPLO:



A partir de agora nos dias de terças-feiras, temos uma novidade. A hora da letra fará com que você aprenda o som e o traçado de cada letra do alfabeto.


HORA DA LETRA


COMO FAZER:

● Assista ao vídeo da letra T;

● Agora, vamos realizar o traçado da letra que acabamos de conhecer;

● Em meia folha sulfite realize o traçado da letra T conforme a professora mostrou no vídeo.




E por hoje é só pessoal! Um grande abraço à todos!



"Eu disse essas coisas para que em mim vocês tenham paz. Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo". João 16:33