Atividades nº 107/2021

Olá família!

Tudo bem por aí? Esperamos que sim. Sexta-feira é dia de brincadeiras, vamos lá?

Recreação: Bolinha no pé


Materiais necessários:

  • Bolinha confeccionada com papel, jornal, revista, meias, etc...

  • Mínimo de dois participantes.


Como Fazer:

  • Essa brincadeira será uma competição, você deverá equilibrar a bolinha no pé direito e ir até um determinado local estipulado previamente;

  • Depois voltar até o início com a bolinha equilibrado no pé esquerdo;

  • Lembrando que a regra é equilibrar no pé direito para ir, e no pé esquerdo para voltar;

  • E não se esqueça, você precisa ser ágil para ganhar do seu adversário;

  • Caso tenha mais de quatro participantes, ao chegar no início novamente o participante deve fazer o mesmo trajeto com as mesmas regras;

  • Vence quem chegar primeiro a linha de início.


Hoje é dia de Oficina Pedagógica.

Atenção para o conteúdo da sua turma!



ATIVIDADE: VIAJANDO PELO TABULEIRO

Para as crianças de 2 (dois) anos:


O que desenvolve:

● Ter contato com números, identificá-los e usá-los nas diferentes práticas sociais em que se encontram; participar de jogos que envolvam números;

● Realizar contagem oral durante jogos e brincadeiras.


MATERIAIS:

● Dado enviado no kit anteriormente;

● Tabuleiro + peões (avião e carro) enviado no kit atual;

● Giz de cera.


COMO FAZER:

● O primeiro passo será pegar o jogo de tabuleiro que foi enviado para você em seu kit da escola. (Quem não foi buscar, o adulto confeccionará para a criança);

● Para deixar seu tabuleiro ainda mais bonito e colorido, você poderá pintá-lo com giz de cera ou lápis de cor.

● Ah, e não se esqueça de pegar também o dado que lhe foi enviado a um tempo atrás.

● A viajem pode ser longa, então você tem disponível um carro ou um avião. Qual você escolherá?

● Para iniciar a viagem, você precisará da orientação de um adulto, então chame um para ir viajar com você e lhe dê a peça (avião ou carro) que você não escolheu;

● Muito bem! Todas as viagens têm um ponto de PARTIDA e um ponto de CHEGADA. Coloque os dois meios de transporte (seu e do adulto) na linha de PARTIDA.

● Então, vamos lá! O primeiro jogador joga o dado;

● Pergunte ao adulto qual é o número em que o dado caiu e com a ajuda dele, ande as casinhas (contando em voz alta): UM, DOIS, TRÊS...

● Depois disso é a vez do outro jogador.

● Repita a ação até o ponto de CHEGADA do seu tabuleiro. Ganha quem chegar primeiro!


Para as crianças de 3 (três e quatro anos da turma Ipê):


O que desenvolve:

● Participar de brincadeiras situações que se utilizam de contagem oral e contato com números; utilizar a contagem oral nas diferentes situações do cotidiano por meio de manipulação de objetos e atividades lúdicas desenvolvendo o reconhecimento de números e quantidades;

● Ter contato com números, identificá-los e usá-los nas diferentes práticas sociais em que se encontram.


MATERIAIS:

● Dado enviado no kit anteriormente;

● Tabuleiro + peões (avião e carro) enviado no kit atual;

● Giz de cera.


COMO FAZER:

● O primeiro passo será pegar o jogo de tabuleiro que foi enviado para você em seu kit da escola.

● Para deixar seu tabuleiro ainda mais bonito e colorido, você poderá pintá-lo com giz de cera ou lápis de cor.

● Ah, e não esqueça de pegar também o dado que lhe foi enviado a um tempo atrás.

● A viagem pode ser longa, então você tem disponível um carro ou um avião. Qual você escolherá?

● Para iniciar a viagem, você precisará da orientação de um adulto, então chame um para ir viajar com você e lhe dê a peça (avião ou carro) que você não escolheu;

● Muito bem! Todas as viajem tem um ponto de PARTIDA e um ponto de CHEGADA. Coloque os dois meios de transporte (seu e do adulto) na linha de PARTIDA;

● Então, vamos lá! O primeiro jogador joga o dado.

● Qual é o número em que o dado caiu? Você conhecer esse número? Vamos descobrir?


  • Ande a quantidade de casas indicada pelo dado.

  • Agora, é a vez do outro jogador!

  • Vence quem chegar a linha de CHEGADA primeiro.



HORA DO NÚMERO

Essa atividade do número é somente para crianças de

3 e 4 anos);




COMO FAZER:

● Vamos realizar o traçado do número 2;

● Em meia folha sulfite realize margem;

● Em seguida, escreva o número dois conforme a professora mostrou no vídeo e coloque a quantidade de tampinhas referente a esse número (caso não tenha tampinhas, poderá utilizar outro recurso disponível).

É muito importante que você mesma (criança) realize o traçado do número.

Caso tenha dificuldade, peça para um adulto realizar o número em tamanho grande em um papel. Passe seu dedinho por cima várias vezes e depois o lápis de escrever e então, tente escrever novamente






ATIVIDADE: Meios de transportes


Vamos brincar com um jogo chamado TANGRAM. O Tangram é um quebra-cabeça, possui dois triângulos grandes, três triângulos menores, um paralelogramo e um quadrado.


MATERIAIS:

● Folha sulfite;

● Folha com o tangram impresso (Foi enviado no Kit. Quem não foi buscar terá que confeccionar para a criança);

● Lápis de escrever;

● Lápis de cor;


COMO FAZER:

● Em uma folha sulfite faça a margem bem bonita, coloque seu nome e número da atividade que é 107;

● Pinte as formas que estão impressa na folha;

● Recorte todas essas figuras geométricas e terá as sete peças do Tangram (se precisar, peça ajuda de um adulto na hora do recorte);

● Olhe as imagens e faça a tentativa de montar sozinho algumas destas imagens;

● Depois escolha um meio de transporte, monte e cole na folha;


EXEMPLO:



















Hora do Número


Um grande abraço à todos!


Então disse Jesus: "Deixem vir a mim as crianças e não as impeçam; pois o Reino dos céus pertence aos que são semelhantes a elas". Mateus 19:14