Atividades nº 119/2021

Olá Família!

Vamos todos cantar com a professora Andressa, pois ela trouxe uma aula muito divertida e interessante sobre o nosso estado do Paraná. Aperte o play!





Hoje é dia de Oficina Pedagógica. Atenção para o conteúdo da sua turma.






ATIVIDADE: Objetos com as letras do Paraná

Para as crianças de 2 (dois) anos:


O que desenvolve:

● Brincadeiras para desenvolver sua capacidade de comunicação; nomear objetos, pessoas, fotografias, gravuras; ampliar o vocabulário utilizado para se expressar.


MATERIAIS:

●Caixa de papelão;

●Objetos de casa.


COMO FAZER:

● Hoje você precisará muito da ajuda de um adulto, chame ele pra ficar pertinho de você. Vamos lá?

● Com a caixa de papelão peça para seu ajudante adulto realizar dois círculos da maneira que suas mãos passem por dentro dos círculos, por exemplo:




· O adulto irá separar três objetos com a letra P, de Paraná que tem aí dentro da sua casa, por exemplo: prato, pano, pote e irá mostrar para você;

· Agora, coloque as mãos dentro da caixa e sem que você veja o adulto irá lhe entregar um desses objetos;

· Segundo a sua percepção, qual é o objeto que o adulto te entregou?

· Fale em voz alta o nome desse objeto.




Obs. Caso você não consiga caixa de papelão para a atividade poderá realizar vendando os olhos da criança.

Para as crianças de 3 (três) e 4 (quatro) anos da turma Ipê:


OBJETIVOS DESTA AULA:

● Participar de jogos que relacionam imagens e palavras; brincar com a sonoridade das palavras, explorando-as e estabelecendo relações com sua representação escrita.


MATERIAIS:

●Folha sulfite;

●Lápis grafite.

●Objetos de casa.


COMO FAZER:

● Vamos falar um pouco mais sobre a palavra PARANÁ?

● Peça para um adulto pegar UM objeto (ou itens disponíveis) para cada letra da palavra PARANÁ. Por exemplo:

*letra P: Pato de brinquedo; panela; etc.

*letra A abóbora; alface; anel, etc.

*letra R rádio; relógio, etc.

*letra A abajur, algodão, etc.

* Assim por diante, até pegar um objeto para cada letra da palavra PARANÁ.

● Agora, pegue sua folha sulfite e realize uma linda margem.

● Vamos escrever a palavra PARANÁ? Mas uma letra de cada vez, ok? Comece pela letra:


● Qual dos objetos pegos pelo adulto começa com a letra P? Identifique-o.

● Após, escreva a letra:



● Qual dos objetos pegos pelo adulto começa com a letra A? Identifique-o.

● Realize a mesma ação para a letra R.

● Novamente para a letra A.

● Para a letra N.

● Para a letra A.


HORA DA LETRA (para crianças de 3 e 4 anos da turma IpÊ


COMO FAZER:

● Agora, vamos realizar o traçado da letra que acabamos de conhecer;

● Em meia folha sulfite realize margem;

● Em seguida, realize o traçado da letra conforme a professora mostrou no vídeo.







Objetivos desta aula:

● Utilizar letras, números e desenhos em suas representações gráficas;

● Registrar as ideias e sentimentos por meio de diversas atividades: desenhos, colagens, dobraduras e outros;



ATIVIDADE: Dicionário Curitibano

MATERIAIS:

● Folha sulfite;

● Lápis de escrever;

● Lápis de cor;

COMO FAZER:

● Em uma folha sulfite faça a margem bem bonita, coloque seu nome e número da atividade;

● Divida a folha em 3 partes;

● Em cada parte dividida da folha escreva uma palavra e embaixo faça o desenho representando a gíria (palavra) escolhida;

● Faça a tentativa de escrita com a ajuda da sua família utilizando o alfabeto móvel ou peça que soltarem as letras para você;

● Não se esqueça de deixar seu desenho bem colorido.


HORA DA LETRA!



Agora é a sua vez de fazer o traçado da letra D.



COMO FAZER:

● Em meia folha sulfite faça uma margem bem colorida;

● Trace a letra D e depois faça um desenho de algo que comece com esta letra;



E por hoje é só pessoal! Uma grande abraço, fiquem com Deus.


“Pois Deus não nos deu espírito de covardia, mas de poder, de amor e de equilíbrio”. 2 Timóteo 1:7