Olá Família!
Vamos todos cantar com a professora Andressa, pois ela trouxe uma aula muito divertida e interessante sobre o nosso estado do Paraná. Aperte o play!
Hoje é dia de Oficina Pedagógica. Atenção para o conteúdo da sua turma.

ATIVIDADE: Objetos com as letras do Paraná
Para as crianças de 2 (dois) anos:
O que desenvolve:
● Brincadeiras para desenvolver sua capacidade de comunicação; nomear objetos, pessoas, fotografias, gravuras; ampliar o vocabulário utilizado para se expressar.
MATERIAIS:
●Caixa de papelão;
●Objetos de casa.
COMO FAZER:
● Hoje você precisará muito da ajuda de um adulto, chame ele pra ficar pertinho de você. Vamos lá?
● Com a caixa de papelão peça para seu ajudante adulto realizar dois círculos da maneira que suas mãos passem por dentro dos círculos, por exemplo:

· O adulto irá separar três objetos com a letra P, de Paraná que tem aí dentro da sua casa, por exemplo: prato, pano, pote e irá mostrar para você;
· Agora, coloque as mãos dentro da caixa e sem que você veja o adulto irá lhe entregar um desses objetos;
· Segundo a sua percepção, qual é o objeto que o adulto te entregou?
· Fale em voz alta o nome desse objeto.

Obs. Caso você não consiga caixa de papelão para a atividade poderá realizar vendando os olhos da criança.
Para as crianças de 3 (três) e 4 (quatro) anos da turma Ipê:
OBJETIVOS DESTA AULA:
● Participar de jogos que relacionam imagens e palavras; brincar com a sonoridade das palavras, explorando-as e estabelecendo relações com sua representação escrita.
MATERIAIS:
●Folha sulfite;
●Lápis grafite.
●Objetos de casa.
COMO FAZER:
● Vamos falar um pouco mais sobre a palavra PARANÁ?
● Peça para um adulto pegar UM objeto (ou itens disponíveis) para cada letra da palavra PARANÁ. Por exemplo:
*letra P: Pato de brinquedo; panela; etc.
*letra A abóbora; alface; anel, etc.
*letra R rádio; relógio, etc.
*letra A abajur, algodão, etc.
* Assim por diante, até pegar um objeto para cada letra da palavra PARANÁ.
● Agora, pegue sua folha sulfite e realize uma linda margem.
● Vamos escrever a palavra PARANÁ? Mas uma letra de cada vez, ok? Comece pela letra:

● Qual dos objetos pegos pelo adulto começa com a letra P? Identifique-o.
● Após, escreva a letra:

● Qual dos objetos pegos pelo adulto começa com a letra A? Identifique-o.
● Realize a mesma ação para a letra R.
● Novamente para a letra A.
● Para a letra N.
● Para a letra A.

HORA DA LETRA (para crianças de 3 e 4 anos da turma IpÊ
COMO FAZER:
● Agora, vamos realizar o traçado da letra que acabamos de conhecer;
● Em meia folha sulfite realize margem;
● Em seguida, realize o traçado da letra conforme a professora mostrou no vídeo.


Objetivos desta aula:
● Utilizar letras, números e desenhos em suas representações gráficas;
● Registrar as ideias e sentimentos por meio de diversas atividades: desenhos, colagens, dobraduras e outros;
ATIVIDADE: Dicionário Curitibano
MATERIAIS:
● Folha sulfite;
● Lápis de escrever;
● Lápis de cor;
COMO FAZER:
● Em uma folha sulfite faça a margem bem bonita, coloque seu nome e número da atividade;
● Divida a folha em 3 partes;
● Em cada parte dividida da folha escreva uma palavra e embaixo faça o desenho representando a gíria (palavra) escolhida;
● Faça a tentativa de escrita com a ajuda da sua família utilizando o alfabeto móvel ou peça que soltarem as letras para você;
● Não se esqueça de deixar seu desenho bem colorido.
HORA DA LETRA!
Agora é a sua vez de fazer o traçado da letra D.

COMO FAZER:
● Em meia folha sulfite faça uma margem bem colorida;
● Trace a letra D e depois faça um desenho de algo que comece com esta letra;