Atividades nº 122/2021

Olá Família!

Sexta-feira chegou e está muito legal conhecer as maravilhas do estado do PARANÁ! Nós da ESCOLA ESTÂNCIA BETÂNIA amamos este estado e você?

Abaixo o pinheiro da Araucária, você já deve ter visto uma dessas por aí, pois ela é um dos símbolos do PARANÁ. Esta árvore produz o delicioso pinhão. Também encontramos alguns animais bem legais por aqui como por exemplo: capivara, gralha azul, etc. Você pode pesquisar na internet junto com a sua família sobre os animais que encontramos no Paraná. Vai ser muito legal. Beijos.


Antes da Oficina Pedagógica, que tal brincarmos um pouquinho com a professora KET?





BRINCADEIRA : Capivara sai água


Matérias necessários:

· 3 participantes ou mais;

· Alguns tecidos ou tapetes para simbolizar a água (casa da Capivara);

· 1 participante para ser o mestre;

· Como brincar:

· Os participantes colocarão os tecidos ou os tapetes espalhados em algum cômodo da casa;

· Um participante deve ficar sem sua casa; e os demais deverão estar em casa;

· Quando o mestre dizer “Capivara sai da água” todos devem trocar de lugar, e o que ficar sem casa, perde;



Hoje é dia de Oficina Pedagógica. Atenção para o conteúdo da sua turma!




ATIVIDADE: Meus pássaros.

Para as crianças de 2 (dois) anos:


Objetivos desta aula:

● Explorar seguindo critérios mediados pelo(a) professor(a): tamanhos, cores, dentre outras possibilidades;

● Organização, sequenciação e ordenação de cores.

MATERIAIS:

●Folha sulfite;

●Tinta guache.


COMO FAZER:

● Pegue suas tintas guache e uma folha sulfite.

● Realize uma linda margem.

● Peça para um adulto desenhar de cada lado da folha uma linha e três “fios” entre as linhas desenhadas, veja o modelo a seguir:


● Agora é a sua vez! Vamos fazer passarinhos?

● O adulto irá solicitar que você coloque seu dedinho na tinta e timbre na folha de acordo com a sequência que ele disser.



Para as crianças de 3 (três) e 4 (quatro) anos:

O que desenvolve:

● Representar quantidades por meio de desenhos e registros gráficos (EI03ET08).

●Organização, sequenciação e ordenação de cores.


MATERIAIS:

●Folha sulfite;

●Tinta guache;

●Lápis de escrever.


COMO FAZER:

● Realize uma linda margem do seu jeitinho.

● Peça para um adulto desenhar de cada lado da folha uma linha, por exemplo:



● Agora você irá desenhar três “fios” entre as linhas desenhadas, veja o modelo a seguir:


● Agora, com as tintas disponíveis siga a sequência de cores conforme a foto da prof.ª, carimbando o seu dedinho na tinta e depois no papel:



● Siga novamente na linha abaixo:


● Mais uma vez na última linha da folha:


● Agora, conte quantos pássaros há ao lado de cada linha e escreva o número ao lado.

● Por fim, desenhe seus passarinhos como quiser. Veja como ficou o meu:


Orientação para os adultos:

● Permita que a criança observe a sequência de cores e realize o timbre da tinta em seu papel sozinha(o).

● Permita que a criança conte (em voz alta) quantos pássaros há em cada linha de sua folha sozinha(o), ao menos que você perceba que tem muita dificuldade.

● Escreva os números em uma folha a parte da atividade de um a cinco:

0 1 2 3 4 5 6

· Após a criança contar quantos pássaros há na primeira linha, pergunte apontando para o seu papel qual é o número que ele(a) acabou de contar, por exemplo:

- Ana, você me disse que nessa fileira tem seis pássaros! Qual desses números da minha folha é o número seis?

· Deixe que a criança aponte para o número! Caso ela não saiba, conte com ela até o número desejado (nesse caso até o número seis).

· Permita que a criança passe o dedo por cima do traçado do número (escrito por você em sua folha separada) quantas vezes for preciso antes de escreve-lo em sua folha de atividade.

· Caso você observe que a criança tem muita dificuldade em transcrever o número, solicite para ele(a) passar o lápis de escrever por cima do número (escrito por você), várias vezes.

· Em seguida, deixe-a tentar realizar a tentativa de escrita em sua folha sozinho(a) e do seu jeitinho.

Lembre-se: ter CALMA e PACIÊNCIA nesse momento é fundamental para o processo de ensino e aprendizagem do seu filho 😊


HORA DO NÚMERO (para crianças de 3 e 4 anos da turma IPÊ)


COMO FAZER:

● Vamos realizar o traçado do número 5;

● Em meia folha sulfite realize margem;

● Em seguida, escreva o número um conforme a professora mostrou no vídeo e desenhe algo referente a quantidade esse número.


Objetivos desta aula:

● Comparar, organizar, sequenciar, ordenar e classificar objetos e brinquedos seguindo critérios estabelecidos, como: cor, forma, tamanho e outros atributos;

● Explorar semelhanças e diferenças, comparar, classificar e ordenar (seriação) os objetos seguindo alguns critérios, como cor, forma, textura, tamanho, função etc.



ATIVIDADE: Sequência de pássaros

MATERIAIS:

● Folha sulfite;

● Lápis de cor;

● Lápis de escrever;

COMO FAZER:

● Em uma folha sulfite faça a margem bem bonita, coloque seu nome e número da atividade;

● Faça 3 linhas para representar o pouso dos pássaros no fio;

● Os pássaros serão representados pelo carimbo de seu dedo, seguindo a sequência de cores de cada linha;

● No primeiro fio carimbe 2 pássaros com a seguinte sequência: Verde e amarelo. Depois continue a sequência até o com a seguinte sequência: amarela, vermelha e azul. Em seguida continue a sequência até o final da 2ª linha;

● No terceiro fio carimbe 4 pássaros com seguinte sequência: azul, preta, amarela e vermelha. Em seguida continue a mesma sequência até o final da 3ª linha;

● Não esqueça de seguir a sequência de cores de cada fio, exemplo de como vai ficar o primeiro fio: Verde, amarelo, verde e amarelo.


EXEMPLO:


Orientações ao adulto:

ü Oriente e explique somente a 1ª sequência, depois deixe a criança seguir sozinha.

ü Abaixo o modelo de como deve ficar a atividade completada pela criança:



HORA DO NÚMERO!



COMO FAZER:

● Em uma meia folha sulfite faça uma margem bem colorida;

● Trace o número 5 e depois escolha uma cor de tinta guache e carimbe sua mão;

● Seus 5 dedos da mão vai representar a quantidade do número traçado;



Um excelente final de semana para todos. Tchau!


“Tudo o que fizerem, seja em palavra seja em ação, façam-no em nome do Senhor Jesus, dando por meio dele graças a Deus Pai”. Colossenses 3:17