Olá Família!
Sexta-feira chegou e está muito legal conhecer as maravilhas do estado do PARANÁ! Nós da ESCOLA ESTÂNCIA BETÂNIA amamos este estado e você?
Abaixo o pinheiro da Araucária, você já deve ter visto uma dessas por aí, pois ela é um dos símbolos do PARANÁ. Esta árvore produz o delicioso pinhão. Também encontramos alguns animais bem legais por aqui como por exemplo: capivara, gralha azul, etc. Você pode pesquisar na internet junto com a sua família sobre os animais que encontramos no Paraná. Vai ser muito legal. Beijos.

Antes da Oficina Pedagógica, que tal brincarmos um pouquinho com a professora KET?
BRINCADEIRA : Capivara sai água
Matérias necessários:
· 3 participantes ou mais;
· Alguns tecidos ou tapetes para simbolizar a água (casa da Capivara);
· 1 participante para ser o mestre;
· Como brincar:
· Os participantes colocarão os tecidos ou os tapetes espalhados em algum cômodo da casa;
· Um participante deve ficar sem sua casa; e os demais deverão estar em casa;
· Quando o mestre dizer “Capivara sai da água” todos devem trocar de lugar, e o que ficar sem casa, perde;
Hoje é dia de Oficina Pedagógica. Atenção para o conteúdo da sua turma!

ATIVIDADE: Meus pássaros.
Para as crianças de 2 (dois) anos:
Objetivos desta aula:
● Explorar seguindo critérios mediados pelo(a) professor(a): tamanhos, cores, dentre outras possibilidades;
● Organização, sequenciação e ordenação de cores.
MATERIAIS:
●Folha sulfite;
●Tinta guache.
COMO FAZER:
● Pegue suas tintas guache e uma folha sulfite.
● Realize uma linda margem.
● Peça para um adulto desenhar de cada lado da folha uma linha e três “fios” entre as linhas desenhadas, veja o modelo a seguir:

● Agora é a sua vez! Vamos fazer passarinhos?
● O adulto irá solicitar que você coloque seu dedinho na tinta e timbre na folha de acordo com a sequência que ele disser.


Para as crianças de 3 (três) e 4 (quatro) anos:
O que desenvolve:
● Representar quantidades por meio de desenhos e registros gráficos (EI03ET08).
●Organização, sequenciação e ordenação de cores.
MATERIAIS:
●Folha sulfite;
●Tinta guache;
●Lápis de escrever.
COMO FAZER:
● Realize uma linda margem do seu jeitinho.
● Peça para um adulto desenhar de cada lado da folha uma linha, por exemplo:

● Agora você irá desenhar três “fios” entre as linhas desenhadas, veja o modelo a seguir:

● Agora, com as tintas disponíveis siga a sequência de cores conforme a foto da prof.ª, carimbando o seu dedinho na tinta e depois no papel:

● Siga novamente na linha abaixo:

● Mais uma vez na última linha da folha:

● Agora, conte quantos pássaros há ao lado de cada linha e escreva o número ao lado.
● Por fim, desenhe seus passarinhos como quiser. Veja como ficou o meu:

Orientação para os adultos:
● Permita que a criança observe a sequência de cores e realize o timbre da tinta em seu papel sozinha(o).
● Permita que a criança conte (em voz alta) quantos pássaros há em cada linha de sua folha sozinha(o), ao menos que você perceba que tem muita dificuldade.
● Escreva os números em uma folha a parte da atividade de um a cinco:
0 1 2 3 4 5 6
· Após a criança contar quantos pássaros há na primeira linha, pergunte apontando para o seu papel qual é o número que ele(a) acabou de contar, por exemplo:
- Ana, você me disse que nessa fileira tem seis pássaros! Qual desses números da minha folha é o número seis?
· Deixe que a criança aponte para o número! Caso ela não saiba, conte com ela até o número desejado (nesse caso até o número seis).
· Permita que a criança passe o dedo por cima do traçado do número (escrito por você em sua folha separada) quantas vezes for preciso antes de escreve-lo em sua folha de atividade.
· Caso você observe que a criança tem muita dificuldade em transcrever o número, solicite para ele(a) passar o lápis de escrever por cima do número (escrito por você), várias vezes.
· Em seguida, deixe-a tentar realizar a tentativa de escrita em sua folha sozinho(a) e do seu jeitinho.
Lembre-se: ter CALMA e PACIÊNCIA nesse momento é fundamental para o processo de ensino e aprendizagem do seu filho 😊
HORA DO NÚMERO (para crianças de 3 e 4 anos da turma IPÊ)
COMO FAZER:
● Vamos realizar o traçado do número 5;
● Em meia folha sulfite realize margem;
● Em seguida, escreva o número um conforme a professora mostrou no vídeo e desenhe algo referente a quantidade esse número.

Objetivos desta aula:
● Comparar, organizar, sequenciar, ordenar e classificar objetos e brinquedos seguindo critérios estabelecidos, como: cor, forma, tamanho e outros atributos;
● Explorar semelhanças e diferenças, comparar, classificar e ordenar (seriação) os objetos seguindo alguns critérios, como cor, forma, textura, tamanho, função etc.
ATIVIDADE: Sequência de pássaros
MATERIAIS:
● Folha sulfite;
● Lápis de cor;
● Lápis de escrever;
COMO FAZER:
● Em uma folha sulfite faça a margem bem bonita, coloque seu nome e número da atividade;
● Faça 3 linhas para representar o pouso dos pássaros no fio;
● Os pássaros serão representados pelo carimbo de seu dedo, seguindo a sequência de cores de cada linha;
● No primeiro fio carimbe 2 pássaros com a seguinte sequência: Verde e amarelo. Depois continue a sequência até o com a seguinte sequência: amarela, vermelha e azul. Em seguida continue a sequência até o final da 2ª linha;
● No terceiro fio carimbe 4 pássaros com seguinte sequência: azul, preta, amarela e vermelha. Em seguida continue a mesma sequência até o final da 3ª linha;
● Não esqueça de seguir a sequência de cores de cada fio, exemplo de como vai ficar o primeiro fio: Verde, amarelo, verde e amarelo.
EXEMPLO:

Orientações ao adulto:
ü Oriente e explique somente a 1ª sequência, depois deixe a criança seguir sozinha.
ü Abaixo o modelo de como deve ficar a atividade completada pela criança:

HORA DO NÚMERO!
COMO FAZER:
● Em uma meia folha sulfite faça uma margem bem colorida;
● Trace o número 5 e depois escolha uma cor de tinta guache e carimbe sua mão;
● Seus 5 dedos da mão vai representar a quantidade do número traçado;