Olá Família!
Estão gostando das nossas viagens pelo Brasil? Nós estamos amando conhecer um pouquinho mais desse nosso país. Hoje a professora Andressa veio cantar e dançar conosco. OBA!
Hoje é dia de Oficina Pedagógica. Atenção para o conteúdo da sua turma!

ATIVIDADE: Os animais e suas casas
Para as crianças de 2 (dois) anos:
Objetivos desta aula:
● Ouvir e apreciar textos literários: parlendas;
● Identificar os personagens/figuras principais das histórias nomeando-os;
● Conceber seus desenhos como uma forma de comunicação.
MATERIAIS:
● Folha sulfite;
● Lápis grafite;
● Lápis de cor;
● Cola.
COMO FAZER:
● Vamos descobrir a casa dos animais?
● Pegue uma folha sulfite e realize uma margem do seu jeitinho mesmo;
● Peça para um adulto escrever o seu nome e número da atividade em que você está realizando;
● Agora, com a ajuda do adulto desenhe uma casa e cole as folhas coloridas enviadas no kit( quem não pegou, o adulto terá que confeccionar para a criança um livrinho de aproximadamente 10cm com folhas sulfites conforme o exemplo abaixo) no lugar da porta, por exemplo:

· Muito bem! Abra a porta.
· Qual desses animais é o URUBU? Mostre/aponte para o desenho.

· Acertou? Então, desenhe-o na porta de sua casinha.
· Abra (vire) a outra portinha.
· Nessa casa quem mora é o JACARÉ! Qual desses animais é o JACARÉ?

· Acertou? Então, desenhe o jacaré em sua casinha.
· Vire a próxima portinha.
· Quem mora nessa casa é a CORUJA. Qual desses é a coruja? Aponte para o desenho da coruja.

· Você acertou? Então, realize o desenho da coruja em sua casinha.
· Por último, quem mora nessa casa é a JACARACA, que é uma COBRA. Qual desses desenhos é a cobra?

· Desenhe-o em sua casinha.

Para as crianças de 3 (três) e 4 (quatro) anos:
O que desenvolve:
· Participar de brincadeiras de linguagem que exploram a sonoridade das palavras (sons, rimas, sílabas, aliterações);
· Ouvir, visualizar e apreciar histórias e outros textos literários: parlendas.
MATERIAIS:
● Folha sulfite;
● Lápis grafite;
● Lápis de cor;
● Cola;
● Pequenas folhas coloridas enviadas no kit. (quem não pegou, o adulto terá que confeccionar para a criança 1 livrinho de 5 páginas com aproximadamente 10 cm);
COMO FAZER:
● Vamos rimar?
● Pegue uma folha sulfite e realize uma margem do seu jeitinho mesmo, coloque seu nome e número da atividade em que você está realizando;
● Agora desenhe uma casa e cole as folhas coloridas enviadas no kit no lugar da porta, por exemplo:

● Muito bem, vamos descobrir de quem é cada uma dessas casas? Abra a primeira porta.
● Preste atenção a leitura:

● Qual é o animal que rima com BAMBU? JACARÉ? JARARACA? ou URUBU?
● Desenhe o animal nessa portinha.


● Próxima porta:

● Qual é o animal que rima com CHULÉ? JACARÉ? JARARACA? ou CORUJA?
● Desenhe o animal que você acha que é o certo.

● Continuando...

● Quem você acha que mora nesta casa? a JARARACA? a CORUJA? ou o JACARÉ?
● Desenhe o animal que você acha que mora nesta casa.

● Vamos ver quem mora na última casa?

● Será que é a JARARACA? ou a CORUJA?
● Desenhe o animal que você acha que mora nesta casa.

HORA DA LETRA
(Para crianças de 3 e 4 anos da turma IPÊ)

COMO FAZER:
● Agora, vamos realizar o traçado da letra que acabamos de conhecer;
● Em meia folha sulfite realize margem;
● Em seguida, realize o traçado da letra conforme a professora mostrou no vídeo.

Objetivos desta aula:
● Ampliar seu vocabulário por meio de poema e rimas para desenvolver sua capacidade de comunicação;
● Reconhecer e criar rimas.
ATIVIDADE: Rimando
Para fazer rimas temos que prestar atenção no som das últimas letras das palavras. Que tal escutarmos uma música para praticar!!!
MATERIAIS:
● Livrinho feito de folhas coloridas que representará a porta da casa (foi entregue no dia da reunião de pais. Quem não foi pegou terá que produzir um livrinho feito de folha sulfite com 5 páginas. O tamanho pode ser 10 cm)
● Lápis de escrever;
● Lápis de cor;
● Folha de sulfite com uma casa desenhada (veja o exemplo logo abaixo).
COMO FAZER:
● Numa folha sulfite faça a margem bem bonita, coloque seu nome e número da atividade;
● Desenho uma casa e depois cole o livrinho no lugar da porta;

● Agora você vai fazer o desenho dos 4 animais em quadrados pequenos que encaixe dentro da porta: CAPIVARA, ANTA, TATU E JACARÉ;
● Um adulto vai ler para você as frases e te falar a palavra que tem que rimar com o animal (Está em vermelho a palavra);
1° Nessa casa tem uma vara! Quem mora nela é a... (Capivara)
2° Essa casa é de bambu! Quem mora nela é o... (Tatu)
3° Nessa casa tem chulé! Quem mora nela é o... (Jacaré)
4° Nessa casa tem muita manta! Quem mora nela é a… (Anta)
Exemplo:



HORA DA LETRA!
Vamos traçar agora a letra M.
COMO FAZER:
● Em uma meia folha sulfite faça uma margem bem colorida;
● Trace a letra M e depois recorte alguma imagem em revistas, cartazes ou desenhe algo que comece com esta letra.