Atividades nº 124/2021

Olá Família!

Estão gostando das nossas viagens pelo Brasil? Nós estamos amando conhecer um pouquinho mais desse nosso país. Hoje a professora Andressa veio cantar e dançar conosco. OBA!


Hoje é dia de Oficina Pedagógica. Atenção para o conteúdo da sua turma!



ATIVIDADE: Os animais e suas casas

Para as crianças de 2 (dois) anos:


Objetivos desta aula:

● Ouvir e apreciar textos literários: parlendas;

● Identificar os personagens/figuras principais das histórias nomeando-os;

● Conceber seus desenhos como uma forma de comunicação.


MATERIAIS:

● Folha sulfite;

● Lápis grafite;

● Lápis de cor;

● Cola.


COMO FAZER:

● Vamos descobrir a casa dos animais?

● Pegue uma folha sulfite e realize uma margem do seu jeitinho mesmo;

● Peça para um adulto escrever o seu nome e número da atividade em que você está realizando;

● Agora, com a ajuda do adulto desenhe uma casa e cole as folhas coloridas enviadas no kit( quem não pegou, o adulto terá que confeccionar para a criança um livrinho de aproximadamente 10cm com folhas sulfites conforme o exemplo abaixo) no lugar da porta, por exemplo:


· Muito bem! Abra a porta.

· Qual desses animais é o URUBU? Mostre/aponte para o desenho.


· Acertou? Então, desenhe-o na porta de sua casinha.

· Abra (vire) a outra portinha.

· Nessa casa quem mora é o JACARÉ! Qual desses animais é o JACARÉ?


· Acertou? Então, desenhe o jacaré em sua casinha.

· Vire a próxima portinha.

· Quem mora nessa casa é a CORUJA. Qual desses é a coruja? Aponte para o desenho da coruja.


· Você acertou? Então, realize o desenho da coruja em sua casinha.

· Por último, quem mora nessa casa é a JACARACA, que é uma COBRA. Qual desses desenhos é a cobra?


· Desenhe-o em sua casinha.


Para as crianças de 3 (três) e 4 (quatro) anos:


O que desenvolve:

· Participar de brincadeiras de linguagem que exploram a sonoridade das palavras (sons, rimas, sílabas, aliterações);

· Ouvir, visualizar e apreciar histórias e outros textos literários: parlendas.


MATERIAIS:

● Folha sulfite;

● Lápis grafite;

● Lápis de cor;

● Cola;

● Pequenas folhas coloridas enviadas no kit. (quem não pegou, o adulto terá que confeccionar para a criança 1 livrinho de 5 páginas com aproximadamente 10 cm);


COMO FAZER:

● Vamos rimar?

● Pegue uma folha sulfite e realize uma margem do seu jeitinho mesmo, coloque seu nome e número da atividade em que você está realizando;

● Agora desenhe uma casa e cole as folhas coloridas enviadas no kit no lugar da porta, por exemplo:


● Muito bem, vamos descobrir de quem é cada uma dessas casas? Abra a primeira porta.

● Preste atenção a leitura:


● Qual é o animal que rima com BAMBU? JACARÉ? JARARACA? ou URUBU?

● Desenhe o animal nessa portinha.



● Próxima porta:


● Qual é o animal que rima com CHULÉ? JACARÉ? JARARACA? ou CORUJA?

● Desenhe o animal que você acha que é o certo.


● Continuando...


● Quem você acha que mora nesta casa? a JARARACA? a CORUJA? ou o JACARÉ?

● Desenhe o animal que você acha que mora nesta casa.


● Vamos ver quem mora na última casa?


● Será que é a JARARACA? ou a CORUJA?

● Desenhe o animal que você acha que mora nesta casa.


HORA DA LETRA

(Para crianças de 3 e 4 anos da turma IPÊ)



COMO FAZER:

● Agora, vamos realizar o traçado da letra que acabamos de conhecer;

● Em meia folha sulfite realize margem;

● Em seguida, realize o traçado da letra conforme a professora mostrou no vídeo.



Objetivos desta aula:

● Ampliar seu vocabulário por meio de poema e rimas para desenvolver sua capacidade de comunicação;

● Reconhecer e criar rimas.



ATIVIDADE: Rimando

Para fazer rimas temos que prestar atenção no som das últimas letras das palavras. Que tal escutarmos uma música para praticar!!!



MATERIAIS:

● Livrinho feito de folhas coloridas que representará a porta da casa (foi entregue no dia da reunião de pais. Quem não foi pegou terá que produzir um livrinho feito de folha sulfite com 5 páginas. O tamanho pode ser 10 cm)

● Lápis de escrever;

● Lápis de cor;

● Folha de sulfite com uma casa desenhada (veja o exemplo logo abaixo).


COMO FAZER:

● Numa folha sulfite faça a margem bem bonita, coloque seu nome e número da atividade;

● Desenho uma casa e depois cole o livrinho no lugar da porta;



● Agora você vai fazer o desenho dos 4 animais em quadrados pequenos que encaixe dentro da porta: CAPIVARA, ANTA, TATU E JACARÉ;

● Um adulto vai ler para você as frases e te falar a palavra que tem que rimar com o animal (Está em vermelho a palavra);


1° Nessa casa tem uma vara! Quem mora nela é a... (Capivara)

2° Essa casa é de bambu! Quem mora nela é o... (Tatu)

3° Nessa casa tem chulé! Quem mora nela é o... (Jacaré)

4° Nessa casa tem muita manta! Quem mora nela é a… (Anta)



Exemplo:




HORA DA LETRA!


Vamos traçar agora a letra M.

COMO FAZER:

● Em uma meia folha sulfite faça uma margem bem colorida;

● Trace a letra M e depois recorte alguma imagem em revistas, cartazes ou desenhe algo que comece com esta letra.


E hoje terminamos por aqui pessoal. Um grande abraço!


“É ele que perdoa todos os seus pecados e cura todas as suas doenças”. Salmos 103:3