Atividades nº 127/2021

Olá Família!

Vamos começar o nosso dia com muita brincadeira e diversão:




BRINCADEIRA: Ciranda Cirandinha


COMO BRINCAR:

· Para essa brincadeira é necessário no mínimo quatro pessoas de convivência;

· Vocês precisam fazer um círculo formar uma roda;

· Precisam rodar aos comandos da música:


· Durante a música deve ser escolhido uma pessoa para entrar no meio da roda e falar um verso;


Hoje é dia de Oficina Pedagógica. Atenção para o conteúdo da sua turma!




ATIVIDADE:

Para as crianças de 2 (dois) anos:




Objetivos desta aula:

● Perceber os números em diferentes objetos da nossa cultura que possibilitem usar e pensar sobre o número em contextos significativos como: relógio, telefone, calendário etc.

MATERIAIS:

●Calendário impresso. (Quem não tiver, o adulto poderá confeccionar numa folha de sulfite somente o mês do aniversário da criança. O modelo logo no final da explicação);

●Tinta guache.


COMO FAZER:

●Após ouvir a música do link acima, veja um calendário que tem aí na sua casa.



Exemplo:

Para as crianças de 3 (três) e 4 (quatro) anos:

Objetivos desta aula:

· Identificar a função social do número em diferentes contextos (como quadro de aniversários, calendário) reconhecendo a sua utilidade no cotidiano;

· Conhecer as características e regularidades do calendário relacionando com a rotina diária e favorecendo a construção de noções temporais.


MATERIAIS:

●Folha sulfite;

●Lápis grafite;

●Lápis de cor;


COMO FAZER:

· Pegue uma folha sulfite e realize uma margem do seu jeitinho mesmo;

· Agora, peça para um adulto fazer uma tabela com todos os meses do ano, por exemplo:


· Agora, é a sua vez! Observe quantos aniversariantes da sua turma há em cada mês de acordo com a tabela aqui de baixo:






● Conte quantos aniversariantes há em cada mês e registre o número em sua folha;

● Por fim, pinte o mês do seu aniversário.


HORA DO NÚMERO

(Para crianças de 3 e 4 anos da turma IPÊ)





COMO FAZER:

● Vamos realizar o traçado do número 6;

● Em meia folha sulfite realize margem;

● Em seguida, escreva o número um conforme a professora mostrou no vídeo e desenhe algo referente a quantidade esse número.



Objetivos desta aula:

● Identificar a função social do número em diferentes contextos (como quadro de aniversários, calendário), reconhecendo a sua utilidade no cotidiano;

● Conhecer as características e regularidades do calendário relacionando com a rotina diária e favorecendo a construção de noções temporais;



ATIVIDADE: Calendário da família




MATERIAIS:

● Folha sulfite;

● Lápis de cor;

● Lápis de escrever.


COMO FAZER:

● Em uma folha sulfite faça a margem bem bonita, coloque seu nome e número da atividade;

● Peça para um adulto traçar com lápis e dividir a folha sulfite em 12 partes, depois escrever em cada parte o nome do mês;

● Embaixo de cada mês você vai traçar os números, olhe no exemplo abaixo;

● Em seguida você verá quem da sua família faz aniversário em cada mês. Haaa e não se esqueça do seu;

● Desenhe a pessoa no mês do aniversário dela;


EXEMPLO:



HORA DO NÚMERO!



COMO FAZER:

● Em uma meia folha sulfite faça uma margem bem colorida;

● Trace o número 6 e depois contorne uma mão, mais 1 dedo com lápis.



É isso aí aventureiros, nunca desistam de aprenderem mais com os números, eles têm muito a nos ensinar. Beijos!



“Só ele cura os de coração quebrantado e cuida das suas feridas”. Salmos 147:3