Atividades nº 137/2021

Olá Família!

Estão curtindo a Itália? Que país maravilhoso! Olhe a linda foto abaixo da cidade de Veneza que fica na Itália. Lá a pessoas passeiam de barco pela cidade.


Agora vamos cantar e nos divertir com as músicas da professora Andressa:



Hoje é dia de Oficina Pedagógica. Atenção para o conteúdo da sua turma!




ATIVIDADE: Meus amigos eu

Para as crianças de 2 (dois) anos:

O que desenvolve:

● Conhecer a escrita do seu nome associando símbolos para identificá-lo em situações diversas progressivamente.


MATERIAIS:

· Folha sulfite

· Cola

· Revista, jornal, crepom ou qualquer outro papel colorido que tiver aí na sua casa.


COMO FAZER:

· Peça para seu ajudante adulto escrever seu nome em uma folha sulfite em letra caixa alta, por exemplo: GISLAINE

· Agora, rasgue pedacinhos de papel (crepom, revista, jornal, etc.) com a mão e cole em cima do traçado do seu nome, por exemplo:


Para as crianças de 3 (três) e 4 (quatro) anos:


O que desenvolve:

● Participar de situações que envolvam a escrita do próprio nome e de outras pessoas, levantando hipóteses; ter contato com o alfabeto em diferentes situações.


MATERIAIS:

● Folha sulfite;

● Revista, jornal ou livros que possam recortar;

● Tesoura sem ponta;

● Cola;

● Lápis grafite;


COMO FAZER:

● Agora, que você já conhece todos os amigos da Turma Ipê vamos aprender seus nomes?

● Escolha 2 (dois) nomes de amigos citados no vídeo;

● Peça para seu ajudante adulto confeccionar uma “tabela de nomes” da seguinte forma:



● Seu ajudante adulto irá escrever o seu nome (na primeira linha) e dos seus amigos em sua folha de atividade;

● Agora é sua vez de começar a trabalhar;

● Identifique qual a primeira letra do seu nome e dos seus colegas recorte de uma revista e cole no lugar indicado pelo adulto;

● Em seguida, identifique a letra final do seu nome e dos seus colegas, procure-a em uma revista e cole no lugar indicado;

● Lembre-se de fazer isso em cada nome, um de cada vez.

● Por exemplo:


· Não se esqueça de contar quantas letras tem em cada nome e escrever em sua atividade.


HORA DA LETRA

(Para crianças de 3 e anos da turma IPÊ)



COMO FAZER:

● Agora, vamos realizar o traçado da letra que acabamos de conhecer;

● Em meia folha sulfite realize margem;

● Em seguida, realize o traçado da letra I conforme a professora mostrou no vídeo.


Objetivos desta aula:

● Criar histórias a partir de imagens ou temas sugeridos para desenvolver sua criatividade;

● Produzir narrativas orais e escritas (desenhos), em situações que apresentem função social significativa e organização da sequência temporal dos fatos;


Antes do vídeo da professora, vamos conhecer uma história muito legal: Pinóquio





ATIVIDADE: Reconto da História

MATERIAIS:

● Folha sulfite;

● Lápis de escrever;

● Lápis de cor;

COMO FAZER:

● Assista ao vídeo acima da professora Jocastha;

● Em uma folha sulfite faça a margem bem bonita, coloque seu nome e número da atividade;

● Agora é sua vez de recontar a história do Pinóquio para sua família: Conte relembrando a sequência de como aconteceu os fatos;

● Quais os lugares que o Pinóquio passou aventurando-se?

● E o que aconteceu em cada lugar que o Pinóquio passou?

● Quais outros personagens aparecem na história?

● Como acabou a história?

● Enquanto isso um adulto vai escrever em uma folha a história recontada por você;

● Depois faça você, um desenho bem bonito representando a história de Pinóquio, deixe bem colorido e capriche nos detalhes do desenho;

● Se precisar, assista mais do que uma vez a história que a Profª Jo contou no vídeo.


HORA DA LETRA!




Vamos traçar a letra I

COMO FAZER:

● Em meia folha sulfite faça uma margem bem colorida;

● Trace a letra I conforme você viu no vídeo. Que tal desenhar alguma coisa que comece com a letra I que você se lembra?


E hoje ficamos por aqui pessoal. ADDIO! (Quer dizer tchau em italiano)


“O Senhor dá força ao seu povo; o Senhor dá a seu povo a bênção da paz”.

Salmos 29:11