Olá Família!
Estão curtindo a Itália? Que país maravilhoso! Olhe a linda foto abaixo da cidade de Veneza que fica na Itália. Lá a pessoas passeiam de barco pela cidade.

Agora vamos cantar e nos divertir com as músicas da professora Andressa:
Hoje é dia de Oficina Pedagógica. Atenção para o conteúdo da sua turma!

ATIVIDADE: Meus amigos eu
Para as crianças de 2 (dois) anos:
O que desenvolve:
● Conhecer a escrita do seu nome associando símbolos para identificá-lo em situações diversas progressivamente.
MATERIAIS:
· Folha sulfite
· Cola
· Revista, jornal, crepom ou qualquer outro papel colorido que tiver aí na sua casa.
COMO FAZER:
· Peça para seu ajudante adulto escrever seu nome em uma folha sulfite em letra caixa alta, por exemplo: GISLAINE
· Agora, rasgue pedacinhos de papel (crepom, revista, jornal, etc.) com a mão e cole em cima do traçado do seu nome, por exemplo:

Para as crianças de 3 (três) e 4 (quatro) anos:
O que desenvolve:
● Participar de situações que envolvam a escrita do próprio nome e de outras pessoas, levantando hipóteses; ter contato com o alfabeto em diferentes situações.
MATERIAIS:
● Folha sulfite;
● Revista, jornal ou livros que possam recortar;
● Tesoura sem ponta;
● Cola;
● Lápis grafite;
COMO FAZER:
● Agora, que você já conhece todos os amigos da Turma Ipê vamos aprender seus nomes?
● Escolha 2 (dois) nomes de amigos citados no vídeo;
● Peça para seu ajudante adulto confeccionar uma “tabela de nomes” da seguinte forma:

● Seu ajudante adulto irá escrever o seu nome (na primeira linha) e dos seus amigos em sua folha de atividade;
● Agora é sua vez de começar a trabalhar;
● Identifique qual a primeira letra do seu nome e dos seus colegas recorte de uma revista e cole no lugar indicado pelo adulto;
● Em seguida, identifique a letra final do seu nome e dos seus colegas, procure-a em uma revista e cole no lugar indicado;
● Lembre-se de fazer isso em cada nome, um de cada vez.
● Por exemplo:

· Não se esqueça de contar quantas letras tem em cada nome e escrever em sua atividade.
HORA DA LETRA
(Para crianças de 3 e anos da turma IPÊ)
COMO FAZER:
● Agora, vamos realizar o traçado da letra que acabamos de conhecer;
● Em meia folha sulfite realize margem;
● Em seguida, realize o traçado da letra I conforme a professora mostrou no vídeo.

Objetivos desta aula:
● Criar histórias a partir de imagens ou temas sugeridos para desenvolver sua criatividade;
● Produzir narrativas orais e escritas (desenhos), em situações que apresentem função social significativa e organização da sequência temporal dos fatos;
Antes do vídeo da professora, vamos conhecer uma história muito legal: Pinóquio
ATIVIDADE: Reconto da História
MATERIAIS:
● Folha sulfite;
● Lápis de escrever;
● Lápis de cor;
COMO FAZER:
● Assista ao vídeo acima da professora Jocastha;
● Em uma folha sulfite faça a margem bem bonita, coloque seu nome e número da atividade;
● Agora é sua vez de recontar a história do Pinóquio para sua família: Conte relembrando a sequência de como aconteceu os fatos;
● Quais os lugares que o Pinóquio passou aventurando-se?
● E o que aconteceu em cada lugar que o Pinóquio passou?
● Quais outros personagens aparecem na história?
● Como acabou a história?
● Enquanto isso um adulto vai escrever em uma folha a história recontada por você;
● Depois faça você, um desenho bem bonito representando a história de Pinóquio, deixe bem colorido e capriche nos detalhes do desenho;
● Se precisar, assista mais do que uma vez a história que a Profª Jo contou no vídeo.
HORA DA LETRA!
Vamos traçar a letra I
COMO FAZER:
● Em meia folha sulfite faça uma margem bem colorida;
● Trace a letra I conforme você viu no vídeo. Que tal desenhar alguma coisa que comece com a letra I que você se lembra?