Olá Família!
Sexta-feira chegou! Vamos aproveitar e vamos nos mexer com a Professora Ket que nos traz uma brincadeira que as crianças lá da Itália brincam de montão. Vamos conhecer?
BRINCADEIRA: Mora, brincadeira da Itália
Matérias necessários:
· 2 participantes.
Como fazer:
· Os dois participantes deverão estar com as mãos para trás;
· Um participante terá que adivinhar a quantidade de dedos que o outro participante irá mostrar;
· Se ele errar, deverá pagar uma prenda, que será escolhido pelo seu adversário;
· Se ele acertar, quem paga a prenda será o outro participante;
· A prenda pode ser qualquer desafio como por exemplo: pular de 1 pé só, dar 10 pulinhos, ficar parado apoiado em 1 perna por 5 min, etc;.
Hoje é dia de Oficina Pedagógica. Atenção para o conteúdo da sua turma!

ATIVIDADE: Brincadeira com as mãos- Impar Par
Para as crianças de 2(dois) anos:
Objetivos desta vivência:
· Perceber o uso da contagem por meio de diferentes atividades realizadas oralmente; realizar contagem oral; participar de atividades que envolvam a recitação de sequência numérica.
MATERIAIS:
●Folha sulfite;
●Tinta.
COMO FAZER:
NA MINHA MÃO TEM CINCO DEDINHOS, CINCO DEDINHOS A CONTAR. CONTE QUANTOS DEDINHOS TEM NA SUA MÃO E DESCUBRA AO CONTAR.

● Vamos descobrir quantos dedinhos há em sua mão?
● Com a ajuda de um adulto conte quantos dedinhos existem em sua mão;
● Depois de contar, vamos registrá-los?
● Passe tinta em toda a sua mão e timbre no papel, por exemplo:

● Agora é a sua vez de contar seus dedinhos sem a ajuda do adulto. Vamos lá?

Para as crianças de 3 (três) e 4 (quatro) anos:
Objetivos desta vivência:
· Comunicar oralmente suas ideias, suas hipóteses e estratégias utilizadas em contextos da resolução de problemas matemáticos;
· Conhecer brincadeiras e atividades típicas de sua cultura e de outras culturas; combinar seus movimentos com os de outras crianças e explorar novos movimentos;
MATERIAIS:
● Folha sulfite;
● Lápis.
COMO FAZER:
· Peça para um adulto te ajudar a realizar um placar para a professora acompanhar quem ganhou as rodadas.
HORA DO NÚMERO
(Para crianças de 3 e 4 anos da turma IPÊ)
COMO FAZER:
● Vamos realizar o traçado do número 9 conforme mostrado no vídeo da professora;
● Em meia folha sulfite realize margem;
● Em seguida, escreva o número um conforme a professora mostrou no vídeo e desenhe algo referente a quantidade esse número.

Objetivos desta aula:
● Elaborar e resolver problemas que envolvam as ideias de adição e subtração com base em materiais manipuláveis, registros espontâneos e/ou convencionais, jogos e brincadeiras para reconhecimento dessas situações em seu dia a dia;
● Participar de situações em que seja estimulada a realizar o cálculo mental através de situações simples de soma e subtração;
ATIVIDADE: Pizza dos números
MATERIAIS:
● Folha sulfite;
● Lápis de escrever;
● Cotonete;
● Tinta guache vermelha.
COMO FAZER:
● Em uma folha sulfite faça a margem bem bonita, coloque seu nome e número da atividade;
● Pegue uma tampa de panela ou algum círculo médio, para fazer o contorno da pizza;
● Depois, um adulto fará as "fatias" para você, dividindo em 8 partes e colocar em cada fatia os números e as somas, igual no exemplo logo abaixo;

● Agora é sua vez, com um cotonete ou o dedo você colocará nela os "tomates", para isso vai precisar de tinta vermelha ou lápis de cor vermelho;
● Nas fatias de pizza estará algumas somas, utilize os dedos ou palitos para somar os números;
● Depois carimbe a quantidade do número e o resultado da quantidade das outras fatias de pizza.
HORA DO NÚMERO!
COMO FAZER:
● Em meia folha sulfite faça uma margem bem colorida;
● Trace o número 9 conforme você aprendeu no vídeo da professora;
● Agora é sua vez de colocar a quantidade do lado do número com pequenas bolinhas amarelas ao lado do número, usando lápis de cor amarelo.
