Atividades nº 140/2021

Olá Família!


Sexta-feira chegou! Vamos aproveitar e vamos nos mexer com a Professora Ket que nos traz uma brincadeira que as crianças lá da Itália brincam de montão. Vamos conhecer?





BRINCADEIRA: Mora, brincadeira da Itália

Matérias necessários:

· 2 participantes.

Como fazer:

· Os dois participantes deverão estar com as mãos para trás;

· Um participante terá que adivinhar a quantidade de dedos que o outro participante irá mostrar;

· Se ele errar, deverá pagar uma prenda, que será escolhido pelo seu adversário;

· Se ele acertar, quem paga a prenda será o outro participante;

· A prenda pode ser qualquer desafio como por exemplo: pular de 1 pé só, dar 10 pulinhos, ficar parado apoiado em 1 perna por 5 min, etc;.


Hoje é dia de Oficina Pedagógica. Atenção para o conteúdo da sua turma!




ATIVIDADE: Brincadeira com as mãos- Impar Par

Para as crianças de 2(dois) anos:

Objetivos desta vivência:

· Perceber o uso da contagem por meio de diferentes atividades realizadas oralmente; realizar contagem oral; participar de atividades que envolvam a recitação de sequência numérica.


MATERIAIS:

●Folha sulfite;

●Tinta.


COMO FAZER:

NA MINHA MÃO TEM CINCO DEDINHOS, CINCO DEDINHOS A CONTAR. CONTE QUANTOS DEDINHOS TEM NA SUA MÃO E DESCUBRA AO CONTAR.


● Vamos descobrir quantos dedinhos há em sua mão?

● Com a ajuda de um adulto conte quantos dedinhos existem em sua mão;

● Depois de contar, vamos registrá-los?

● Passe tinta em toda a sua mão e timbre no papel, por exemplo:


● Agora é a sua vez de contar seus dedinhos sem a ajuda do adulto. Vamos lá?


Para as crianças de 3 (três) e 4 (quatro) anos:

Objetivos desta vivência:

· Comunicar oralmente suas ideias, suas hipóteses e estratégias utilizadas em contextos da resolução de problemas matemáticos;

· Conhecer brincadeiras e atividades típicas de sua cultura e de outras culturas; combinar seus movimentos com os de outras crianças e explorar novos movimentos;


MATERIAIS:

● Folha sulfite;

● Lápis.


COMO FAZER:

· Peça para um adulto te ajudar a realizar um placar para a professora acompanhar quem ganhou as rodadas.


HORA DO NÚMERO

(Para crianças de 3 e 4 anos da turma IPÊ)



COMO FAZER:

● Vamos realizar o traçado do número 9 conforme mostrado no vídeo da professora;

● Em meia folha sulfite realize margem;

● Em seguida, escreva o número um conforme a professora mostrou no vídeo e desenhe algo referente a quantidade esse número.


Objetivos desta aula:

● Elaborar e resolver problemas que envolvam as ideias de adição e subtração com base em materiais manipuláveis, registros espontâneos e/ou convencionais, jogos e brincadeiras para reconhecimento dessas situações em seu dia a dia;

● Participar de situações em que seja estimulada a realizar o cálculo mental através de situações simples de soma e subtração;



ATIVIDADE: Pizza dos números

MATERIAIS:

● Folha sulfite;

● Lápis de escrever;

● Cotonete;

● Tinta guache vermelha.

COMO FAZER:

● Em uma folha sulfite faça a margem bem bonita, coloque seu nome e número da atividade;

● Pegue uma tampa de panela ou algum círculo médio, para fazer o contorno da pizza;

● Depois, um adulto fará as "fatias" para você, dividindo em 8 partes e colocar em cada fatia os números e as somas, igual no exemplo logo abaixo;


● Agora é sua vez, com um cotonete ou o dedo você colocará nela os "tomates", para isso vai precisar de tinta vermelha ou lápis de cor vermelho;

● Nas fatias de pizza estará algumas somas, utilize os dedos ou palitos para somar os números;

● Depois carimbe a quantidade do número e o resultado da quantidade das outras fatias de pizza.


HORA DO NÚMERO!



COMO FAZER:

● Em meia folha sulfite faça uma margem bem colorida;

● Trace o número 9 conforme você aprendeu no vídeo da professora;

● Agora é sua vez de colocar a quantidade do lado do número com pequenas bolinhas amarelas ao lado do número, usando lápis de cor amarelo.


E por hoje ficamos por aqui pessoal. Beijos, beijos e beijos!


“O Senhor é a minha força e a minha canção; Ele é a minha salvação”! Êxodo 15:2