Atividades nº 142/2021

Olá Família!

Viajar pelo Egito é bom D++++! E para ficar ainda mais legal, vamos cantar e dançar com a professora Andressa. O que será que ela nos trouxe desse país tão incrível?



Hoje é dia de Oficina Pedagógica. Atenção para o conteúdo da sua turma!




ATIVIDADE: Descobrindo o Enigma

Para as crianças de 2 (dois) anos:

O que desenvolve:

● Expressar suas ideias, sentimentos e emoções por meio de diferentes linguagens como o desenho.

MATERIAIS:

· Folha sulfite;

· Lápis grafite;

· Lápis de cor.

COMO FAZER:

· O desenho é uma forma de comunicação muito importante. Vamos criar nosso próprio desenho?

· Pegue uma folha sulfite e realize a margem da seguinte forma: seu ajudante adulto irá fazer quatro pontinhos pequenos nas pontas da folha e você irá realizar uma linha entre elas, por exemplo:


· Sua margem está pronta!

· Agora realize um lindo desenho do seu jeitinho;

· Conte para seu ajudante adulto o que você desenhou.




Para as crianças de 3 (três) e 4 (quatro) anos:


O que desenvolve:

● Diferenciar desenho de letra/escrita;

● Levantar hipóteses em relação à linguagem escrita, realizando registros de palavras e/ou quantidades por meio da escrita espontânea e convencional.


MATERIAIS:

● Papel;

● Lápis grafite.


COMO FAZER:

● Pegue uma folha sulfite e realize uma margem.

● Observe, cada desenho representa uma letra.


● Agora substitua os desenhos abaixo pelas letras e descubra o enigma:


Obs: a palavra do enigma é “EGITO”.


HORA DA LETRA

(Para crianças de 3 e 4 anos da turma IPÊ)




COMO FAZER:

● Agora, vamos realizar o traçado da letra que acabamos de conhecer;

● Em meia folha sulfite realize margem;

● Em seguida, realize o traçado da letra “E” conforme a professora mostrou no vídeo.

● Agora peguem algum livro de história (que tenha a letra em CAIXA ALTA/MAIÚSCULA) que você tem aí na sua casa e junto com um adulto procurem e identifiquem (com o dedinho mesmo) todas as letras “E” que encontrarem na descrição da história.



Objetivos desta aula:

● Diferenciar desenho de letra/escrita, relacionando à função social;

● Levantar hipótese em relação à linguagem escrita, realizando registros de palavras e/ou quantidades por meio da escrita espontânea e convencional;




ATIVIDADE: Identificando as letras, números e símbolos

Os egípcios faziam símbolos para representar suas ideias e escritas para se comunicarem com outras pessoas. Vamos aprender a identificar letras, números e símbolos:

MATERIAIS:

● 2 folhas sulfite;

● Lápis de escrever e lápis de cor;

● Cola e tesoura sem ponta;

● Revistas ou jornais;

COMO FAZER:

● Use 2 folhas sulfites na horizontal, cole uma na outra e faça a margem bem bonita, coloque seu nome e número da atividade;

● Divida a folha em 3 partes traçando duas linhas;

● Escreva: LETRAS, NÚMEROS E SÍMBOLOS, igual no exemplo abaixo;

● Agora recorte e cole as letras, os números e símbolos conforme em cada parte dividida;

● Se não tiver revistas ou jornais, pode desenhar e fazer os traços das letras e números com o lápis de escrever;

As letras as encontramos em nosso alfabeto;


· Estes são alguns dos números que podemos encontrar;


· Os símbolos comunicar algo, ou seja, ter um significado para que as pessoas possam olhá-los e compreendê-los, podemos encontrar no trajeto para escola em placas, em algumas placas de banheiro mostrando qual é o banheiro dos meninos e qual é o das meninas, para que lado correr em caso de emergência, vejam mais alguns logo abaixo:




Exemplo:


HORA DA LETRA!
Vamos traçar agora, em nossa meia folha sulfite a letra “E”.

COMO FAZER:

● Em meia folha sulfite faça uma margem bem colorida;

● Trace a letra “E”, cole por cima fio ou barbante;

● Depois que tal desenhar a nossa linda ESCOLA!

● Escreva em sua folha a palavra ESCOLA.


E por hoje ficamos por aqui, tchau pessoal!


“Foi para a liberdade que Cristo nos libertou. Portanto, permaneçam firmes e não se deixem submeter novamente a um jugo de escravidão”. Gálatas 5:1