Atividades nº 147/2021

Olá Família!

Hoje é terça-feira! E como está o tempo aí na sua casa? Ensolarado, chuvoso, nublado, frio, quente...Olhe lá fora e responda e aproveite para conversar com sua família sobre o tempo.


Vamos cantar e dançar com a professora Andressa. O que será que ela trouxe deste país tão legal que é o Japão?




Hoje é dia de Oficina Pedagógica. Atenção para o conteúdo da sua turma!




ATIVIDADE: Japão

Para as crianças de 2 (dois) anos:

Vamos ouvir uma música sobre as VOGAIS?



Objetivos desta aula:

● Produzir marcas gráficas com diferentes suportes de escrita conhecendo suas funções.

MATERIAIS:

· Sabão


COMO FAZER:

· Com a ajuda de seu ajudante adulto passe sabão (próprio para a pele a criança) no chão ou em cima da mesa de sua casa fazendo pouco espuma;

· Agora, junto com o adulto realize tentativas de escrita de desenhos e vogais, por exemplo:


Para as crianças de 3 (três) e 4 (quatro) anos:

Vamos relembrar as VOGAIS?



Objetivos desta aula:

● Manusear diferentes instrumentos e suportes de escrita para desenhar, traçar letras e outros sinais gráficos .

MATERIAIS:

● Rolinho de ppapelão (papel higiênico);

●Canetinha;

●Tinta guache.


COMO FAZER:

● Pegue um rolinho de papelão;

● Solicite que seu ajudante adulto escreva a palavra “JAPÃO” várias vezes no rolinho, por exemplo:


● Agora, pegue sua cor preferida de tinta guache e marque somente as vogais do rolinho de papel higiênico.

HORA DA LETRA

Somente para crianças de 3 e 4 anos da turma IPÊ



COMO FAZER:

● Agora, vamos realizar o traçado da letra que acabamos de conhecer;

● Em meia folha sulfite realize margem;

● Em seguida, realize o traçado da letra J conforme a professora mostrou no vídeo e converse com a sua família sobre nome de pessoas ou objetos que você conhece que comecem com a letra “J”.


Objetivos desta aula:

● Participar e conduzir brincadeiras envolvendo cantigas, rimas, lendas, parlendas ou outras situações com movimentos corporais;

● Utilizar letras, números e desenhos em suas representações gráficas;

● Reconhecer e identificar as letras do alfabeto em contexto ao valor sonoro convencional para relacionar grafema/fonema


Vamos começar de música, mas está é de outro país sabem qual é? JAPÃO!!










ATIVIDADE: Descobrindo as vogais do Japão.

MATERIAIS:

● Folha sulfite;

● Lápis de escrever;

● Revistas ou jornais;

● tesoura e cola;

● Lápis de cor.


COMO FAZER:

● Em uma folha sulfite faça a margem bem bonita, coloque seu nome e número da atividade;

● Primeiro vamos ver se sabem as vogais? Em voz alta fale a sequência das vogais para que sua família veja que você sabe;

● Agora olhem a primeira sequência de quadrados é as vogais em Japonês, é diferente não! Cada quadrado é uma vogal que está dentro;


● Agora que já conhecemos e comparamos as diferenças das vogais do Japão e a do nosso alfabeto;

● Vamos traçar as vogais do nosso alfabeto em português;

● Depois vocês vão achar as iniciais das vogais olhando as imagens ou também pode desenhar embaixo de cada vogal;

● Se achar imagens de revistas ou jornais recorte e cole;

Exemplo:


HORA DA LETRA!







COMO FAZER:

● Em meia folha sulfite faça uma margem bem colorida;

● Trace a letra “J” bem grande, pique papeis coloridos e cole por cima da letra;


Um grande abraço pessoal! Tchau!


“Ora, a fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos”.

Hebreus 11:1