Atividades nº 166/2021

Olá Família!

Hoje é sexta-feira. Vamos brincar?



BRINCADEIRA: Enchendo a garrafa


Matérias necessários:

· 2 participantes;

· 2 garrafas pet;

· 2 copos;

· 2 baldes com água;

Como fazer:

· O balde deve ficar distante da garrafa;

· Os competidores deverão encher o copo correr até a garrafa e despejar a água na garrafa;

· Ganha quem encher primeiro a garrafa;


Hoje é dia de Oficina Pedagógica. Atenção para o conteúdo da sua turma!




ATIVIDADE: Pescaria

Para as crianças de três e quatro anos:


O que desenvolve:

● Representar numericamente as quantidades identificadas em diferentes situações estabelecendo a relação entre número e quantidade.


MATERIAIS:

●Caixa de papelão;

●Canetinha;

●Tesoura sem ponta;

●Vara de pescar (que pode ser confeccionada com o material que tiver disponível em casa: Cabo de vassoura, galho de árvore pequeno, etc.);

●Folha sulfite;

●Lápis de escrever.


COMO FAZER:

● Peça para seu ajudante adulto confeccionar cinco peixes para você com uma caixa de papelão;

● Ele (o adulto) irá numerar esses peixes do um ao cinco;

● Agora, você irá realizar uma pescaria com a sua vara;

● Pesque o primeiro peixe;

● Qual é o número do peixe que você pescou? Diga em voz alta para seu ajudante;

● Muito bem! Agora, desenhe a mesma quantidade de peixes referente ao número em sua folha de atividade com o lápis de cor vermelha;

● Desenhe do seu jeitinho mesmo, não peça a ajuda do seu ajudante;

● Muito bem, agora pesque o segundo peixe;

● Qual é o número dele? Diga em voz alta para seu ajudante;

● Desenhe a mesma quantidade de peixes referente ao seu número com a cor azul;

● Estamos quase no fim. Então, pesque mais um peixe.

● Qual é o número dele?

● Desenhe a mesma quantidade referente ao número com a cor amarela;

● Conte quantos peixes você tem referente a cada uma das cores e registre o número ao lado, por exemplo: vermelho 5, etc.

● Você além de marinheiro(a), também é um(a) bom(a) pescador(a)! Parabéns!


HORA DO NÚMERO




COMO FAZER:

● Em meia folha sulfite realize margem;

● Realize as formas geométricas que você acabou de conhecer.


Objetivos desta aula:

● Participar de situações em que seja estimulada a realizar o cálculo mental através de situações simples de soma e subtração;



ATIVIDADE: Qual é a soma?

MATERIAIS:

● Folha sulfite;

● Vela,

● Pincel;

● Tinta guache;


COMO FAZER:

● Em uma folha sulfite faça a margem bem bonita, coloque seu nome e número da atividade;

● A sua família vai preparar em cartões de folha sulfite, 4 problemas para você somar; (para os pais: coloque a soma no papel com caneta, como por exemplo: 3+2= e o resultado faça o traçado usando uma vela);

● Para fazer a soma use seus dedos ou algum objeto, pedrinhas, entre outros;

● Fale para o adulto que está ajudando o resultado e só depois passe o pincel com a tinta no local onde for indicado;


HORA DO NÚMERO!



COMO FAZER:

● Pegue seus brinquedos favoritos e faça um grupo de: poucos brinquedos e outros dois grupos com a mesma quantidade. Tire uma foto e nos envie pelo WhatsApp da escola.


Bom final de semana pessoal! Um abraço.


“Por isso, vistam toda a armadura de Deus, para que possam resistir no dia mau e permanecer inabaláveis, depois de terem feito tudo”. Efésios 6:13