Cópia de Atividades nº 129/2021

Olá Família!

O estado do Amazonas é muito bonito e cheio de aventuras. A professora Andressa traz o som desse lugar que é tão interessante e importante.


Hoje é dia de Oficina Pedagógica. Atenção para o conteúdo da sua turma!



ATIVIDADE: ENIGMA DOS ANIMAIS

Para as crianças de 2 (dois) anos:

COMO FAZER:

● Observe o animal abaixo:


· Você sabe imitar esse animal? Vamos imitá-lo?

· Que cor é esse animal?

· Procure pela casa um objeto que tenha a mesma cor.

· Vamos para outro animal?


· Você sabe que animal é esse?

· Vamos imitar esse animal?

· E de que cor é esse animal?

· Vamos procurar algum objeto pela casa com essa cor?


Para as crianças de 3 (três) e 4 (quatro) anos da turma IPÊ:

Objetivos desta aula:

● Escutar e nomear objetos, pessoas, personagens, animais, fotografias e gravuras para ampliar seu vocabulário; expressar hipóteses a respeito da escrita de letras e números, registrando símbolos para representar ideias;

● Vivenciar jogos e brincadeiras que envolvam a escrita; participar de jogos que relacionam imagens e palavras; brincar com a sonoridade das palavras, explorando-as e estabelecendo relações com sua representação escrita.

MATERIAIS:

● Folha sulfite;

● Lápis grafite;

● Lápis de cor;

● Alfabeto móvel.


COMO FAZER:

● Vamos descobrir um enigma?

● Pegue uma folha sulfite, realize a margem do seu jeitinho, escreva seu nome e o número da atividade de hoje;

● Muito bem! Observe os animais abaixo e preencha os quadradinhos de acordo com a primeira letra do nome de cada animal.


· Se você não souber qual é o nome das letras que precisa escrever, tenha calma! Seu ajudante adulto irá te ajudar.




HORA DA LETRA

Para crianças de 3 e 4 anos da turma IPÊ.



COMO FAZER:

● Agora, vamos realizar o traçado da letra que acabamos de conhecer;

● Em meia folha sulfite realize margem;

● Em seguida, realize o traçado da letra “A” conforme a professora mostrou no vídeo.


Objetivos desta aula:

● Ampliar seu vocabulário por meio de músicas, narrativas e brincadeiras para desenvolver sua capacidade de comunicação;

● Utilizar letras, números e desenhos em suas representações gráficas, progressivamente;



ATIVIDADE: Quebra-cabeça das frutas

MATERIAIS:

● Lápis de escrever;

● Desenho de quebra cabeça de 2 frutas da floresta Amazônica (foi no kit. Quem não foi buscar poderá mostrar o desenho abaixo para a criança e escrever as letras numa folha a parte);

● Tesoura sem ponta.

COMO FAZER:

● Em uma folha sulfite faça a margem bem bonita, coloque seu nome e número da atividade;

● Pegue em seu kit o quebra-cabeça e veja qual é a fruta. Tente identificar qual é a fruta e fale para o adulto;

● Depois com a ajuda da família faça a tentativa de escrita da palavra usando o alfabeto móvel ou com a ajuda do adulto soletrando as letras para você;

● Depois recorte o quebra-cabeça na linha traçada;

● Agora que aprendeu palavras novas e reconhece as frutas, monte o quebra-cabeça e depois cole na folha;



Exemplo:

(Resposta: GUARANÁ)

(Resposta: CACAU)


HORA DA LETRA!





COMO FAZER:

● Em meia folha sulfite, faça uma margem bem colorida;

● Trace a letra “G” e depois pegue em sua casa algum objeto que começa com a letra que aprendemos. -Vou dar uma dica usamos para comer: garfo;

● Coloque o objeto em cima da folha e contorne;]



E hoje terminamos por aqui pessoal. Um grande abraço!