Olá Família!
O estado do Amazonas é muito bonito e cheio de aventuras. A professora Andressa traz o som desse lugar que é tão interessante e importante.
Hoje é dia de Oficina Pedagógica. Atenção para o conteúdo da sua turma!

ATIVIDADE: ENIGMA DOS ANIMAIS
Para as crianças de 2 (dois) anos:
COMO FAZER:
● Observe o animal abaixo:

· Você sabe imitar esse animal? Vamos imitá-lo?
· Que cor é esse animal?
· Procure pela casa um objeto que tenha a mesma cor.
· Vamos para outro animal?

· Você sabe que animal é esse?
· Vamos imitar esse animal?
· E de que cor é esse animal?
· Vamos procurar algum objeto pela casa com essa cor?

Para as crianças de 3 (três) e 4 (quatro) anos da turma IPÊ:
Objetivos desta aula:
● Escutar e nomear objetos, pessoas, personagens, animais, fotografias e gravuras para ampliar seu vocabulário; expressar hipóteses a respeito da escrita de letras e números, registrando símbolos para representar ideias;
● Vivenciar jogos e brincadeiras que envolvam a escrita; participar de jogos que relacionam imagens e palavras; brincar com a sonoridade das palavras, explorando-as e estabelecendo relações com sua representação escrita.
MATERIAIS:
● Folha sulfite;
● Lápis grafite;
● Lápis de cor;
● Alfabeto móvel.
COMO FAZER:
● Vamos descobrir um enigma?
● Pegue uma folha sulfite, realize a margem do seu jeitinho, escreva seu nome e o número da atividade de hoje;
● Muito bem! Observe os animais abaixo e preencha os quadradinhos de acordo com a primeira letra do nome de cada animal.

· Se você não souber qual é o nome das letras que precisa escrever, tenha calma! Seu ajudante adulto irá te ajudar.


HORA DA LETRA
Para crianças de 3 e 4 anos da turma IPÊ.

COMO FAZER:
● Agora, vamos realizar o traçado da letra que acabamos de conhecer;
● Em meia folha sulfite realize margem;
● Em seguida, realize o traçado da letra “A” conforme a professora mostrou no vídeo.

Objetivos desta aula:
● Ampliar seu vocabulário por meio de músicas, narrativas e brincadeiras para desenvolver sua capacidade de comunicação;
● Utilizar letras, números e desenhos em suas representações gráficas, progressivamente;
ATIVIDADE: Quebra-cabeça das frutas
MATERIAIS:
● Lápis de escrever;
● Desenho de quebra cabeça de 2 frutas da floresta Amazônica (foi no kit. Quem não foi buscar poderá mostrar o desenho abaixo para a criança e escrever as letras numa folha a parte);
● Tesoura sem ponta.
COMO FAZER:
● Em uma folha sulfite faça a margem bem bonita, coloque seu nome e número da atividade;
● Pegue em seu kit o quebra-cabeça e veja qual é a fruta. Tente identificar qual é a fruta e fale para o adulto;
● Depois com a ajuda da família faça a tentativa de escrita da palavra usando o alfabeto móvel ou com a ajuda do adulto soletrando as letras para você;
● Depois recorte o quebra-cabeça na linha traçada;
● Agora que aprendeu palavras novas e reconhece as frutas, monte o quebra-cabeça e depois cole na folha;
Exemplo:

(Resposta: GUARANÁ)

(Resposta: CACAU)
HORA DA LETRA!
COMO FAZER:
● Em meia folha sulfite, faça uma margem bem colorida;
● Trace a letra “G” e depois pegue em sua casa algum objeto que começa com a letra que aprendemos. -Vou dar uma dica usamos para comer: garfo;
● Coloque o objeto em cima da folha e contorne;]